O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, vai concorrer ao cargo de Secretário-Geral Adjunto da União Internacional de Telecomunicações (UIT), em eleição prevista para ocorrer no ano que vem.
O anúncio oficial das candidaturas, já aprovadas pelo Conselho Diretor da Anatel, deve ser feito no próximo dia 18 de junho. As informações foram publicadas pelo site DPL News e confirmadas por TELETIME nesta sexta-feira, 23.
Além disso, o Brasil, mais uma vez, disputará uma vaga no conselho do organismo internacional, para o período de 2027 a 2030. O País, vale lembrar, ocupa um assento do colegiado no atual mandato.
O pleito será realizado durante a Conferência de Plenipotenciários da UIT (PP-26), que acontece em novembro de 2026, em Doha, no Catar, com a participação de representantes dos 193 estados-membros da organização.
No caso, o cargo de Secretário-Geral Adjunto, para o qual Baigorri vai concorrer, é o segundo na hierarquia da UIT, com a função de assistir o ocupante da posição de Secretário-Geral, além de fornecer apoio administrativo e promover a colaboração em todas as atividades da agência da ONU para telecomunicações.
Atualmente, o lituano Tomas Lamanauskas exerce a função de Secretário-Geral Adjunto, e a norte-americana Doreen Bogdan-Martin é a Secretária-Geral (a primeira mulher a ocupar a posição). Ambos iniciaram os mandatos nos postos mais altos da UIT em 1º de janeiro de 2023.