A Anatel realizou na última quinta-feira, 22, a apreensão de mais um equipamento clandestino de envio de SMS (a chamada ERB Fake), desta vez na região central da cidade de São Paulo. Esta é a quinta apreensão realizada na Grande São Paulo em menos de um ano envolvendo o equipamento utilizado para aplicar golpes.
A ação contou com o apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio do 81º Distrito Policial (5ª Seccional). As forças acompanharam a entrada da Anatel no local, situado no 15º andar de um prédio no bairro do Paraíso. O imóvel estava vazio.
A investigação teve início após denúncias de uma operadora de telefonia móvel, que identificou interferências e degradação do sinal na região, possivelmente causadas pelo funcionamento irregular do equipamento.
A ERB fake é utilizada para o envio de mensagens contendo links maliciosos, com o objetivo de aplicar golpes em usuários da telefonia móvel. A tecnologia foi abordada por TELETIME em fevereiro e é considerada sofisticada, podendo explorar vulnerabilidades de redes legadas como o 2G.