Anatel apreende e lacra mais de 10 mil equipamentos irregulares, com foco em TV paga clandestina

A Anatel desencadeou nesta terça-feira, 22, uma operação de fiscalização com objetivo de detectar equipamentos não homologados e não certificados em sete estados da Federação. Até o fechamento desta edição, a equipe de fiscalização contabilizou 10,2 mil produtos irregulares que foram lacrados e apreendidos, sobretudo equipamentos utilizados para consumo ilegal de TV por assinatura por meio de sistemas piratas.

A operação envolveu 78 fiscais da agência, que apuraram diversas denúncias de irregularidades. Segundo informações do órgão regulador, a fiscalização ocorreu em 30 endereços de galpões e escritórios de grandes distribuidoras do País, localizadas em 14 municípios. A ação simultânea ocorreu em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais e Bahia, e teve o acompanhamento de fiscais da Receita Federal.

O superintendente de fiscalização do órgão regulador, Juliano Stanzani avaliou como positiva a ação e afirmou que "a Anatel, dessa forma, sinaliza para a sociedade e para o mercado de fabricantes, distribuidores e importadores, que está atenta ao assunto e adotará providências para coibir a comercialização de produtos de telecomunicações sem a devida certificação". O superintendente informou ainda que a Anatel irá instaurar processo administrativos que poderá resultar em multa aos infratores.

Notícias relacionadas

Na próxima quinta, 24, durante o Painel TELEBRASIL, que acontece em Brasília (www.paineltelebrasil.org.br) haverá uma discussão específica sobre pirataria em TV paga e outra sobre certificação de equipamentos, com presença da Anatel e Ancine. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Anatel)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!