Publicidade
Início Teletime ALU lança portfólio para nuvem distribuída, conceito similar a CDNs

ALU lança portfólio para nuvem distribuída, conceito similar a CDNs

Serviços em nuvem são uma tendência inexorável, prometendo simplicidade e conveniência para os usuários finais, mas a forma de se construir as arquiteturas dessas nuvens aparentemente ainda está longe de ser única. Até então, a abordagem que se ouvia falar na indústria era de uma arquitetura centralizada, concentrando no centro da rede toda a inteligência para gerenciamento dos conteúdos e serviços em nuvem, bem como dos dispositivos que a ela tenham acesso, além do armazenamento em um data center também central. Agora, a Alcatel-Lucent (ALU) propõe um conceito oposto, de arquitetura distribuída, muito similar ao conceito de content delivery networks (CDNs), instalando data centers por toda a rede, mais perto dos usuários finais.

Notícias relacionadas
“Ao colocar os data centers na ponta da rede, as operadoras têm ganhos de distribuição, gerenciamento de banda e redução de latência, o que é muito importante quando se pensa em aplicações que exigem alta perfomance, como jogos online ou aplicações corporativas”, explica o vice-presidente de cloud solutions da ALU, Dor Skuler.

Skuler estima que serviços em nuvem podem reduzir em até 70% o tempo de desenvolvimento e entrega de novos serviços no mercado. “Até 2014, 80% de todos os softwares estarão disponíveis como serviços em nuvem e 90% das organizações suportarão aplicações móveis”, diz.

A estratégia é composta por dois produtos: o CloudBand, que é a plataforma que gerencia os serviços e conteúdos em nuvem e os elementos de rede; e os CloudNodes, que funcionam como mini data centers, um hack com storage, servidores, sistema de gerenciamento e softwares para serem instalados em qualquer ponto da rede. “Chamamos de ‘cloud in a box’, uma solução automatizada, pronta para ser usada em qualquer ponto da rede. Basta plugar na energia e na rede e começar a usar”, garante Skuler.

A primeira operadora a testar o serviço é uma carrier que oferece serviços ao mercado corporativo no Texas e no México, chamada Transtelco, mas as conversas com outras operadoras estão avançadas, revela o executivo. Há conversas também com operadoras na América Latina, mas nenhum teste em andamento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile