CESAR organiza residências em softwares para telecom

O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR) está apostando na criação de residências de software, com foco em telecomunicações. Trata-se da organização de cursos de especialização patrocinados por grandes empresas do setor, que pagam bolsas para os estudantes e, em contrapartida, propõem questões práticas para serem resolvidas durante o curso. "É uma alusão à residência em medicina. O estudante tem a oportunidade de pôr em prática, com problemas reais, o que aprendeu na sala de aula", explica o executivo chefe de negócios do CESAR, Eduardo Peixoto. O CESAR se responsabiliza pela seleção dos estudantes e pela coordenação de cada residência. A iniciativa pode ajudar a diminuir o problema de falta de mão de obra especializada para desenvolvimento de aplicativos móveis, já que muitos dos alunos são contratados pelas empresas patrocinadoras.
Duas experiências foram feitas com esse modelo até agora: uma encomendada pela Motorola e outra pela Samsung. A primeira visava a elaboração de testes para softwares embarcados em celulares. A segunda teve como foco o desenvolvimento de widgets. "Os alunos fizeram 120 widgets durante o curso. Alguns estão entre os mais baixados para aparelhos da Samsung", relata Peixoto. Após a residência, seis estudantes fundaram uma empresa própria para criação de widgets.
No momento, o CESAR realiza uma nova residência patrocinada pela Samsung, agora com foco no desenvolvimento de aplicativos em Bada, sistema operacional proprietário da fabricante. Em junho será iniciada uma residência encomendada pela Alcatel-Lucent. Peixoto acredita que outras duas ou três serão organizadas a pedido de diferentes empresas de telecom até o fim do ano.

Notícias relacionadas
Cada residência dura em torno de seis meses e são aceitos entre 20 e 30 estudantes por vez. As exigências de currículo variam de curso para curso, mas geralmente a oferta é para pessoas formadas ou em fase de graduação em engenharia ou tecnologia da informação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!