Intelig Telecom instala NGN e expande backbone

A Intelig Telecom concluiu a instalação de sua rede NGN (next generation network), constituída por uma nova estrutura de sinalização, softswitches e mediagateways. A NGN propicia a convergência de voz e dados, reduz custos e permite que a operadora lance uma série de novos serviços inteligentes, como o PABX virtual. ?Estamos estudando ainda quais serviços serão lançados?, disse o vice-presidente de operações da Intelig, Rodrigo Andrade. A rede ficará em teste até julho.
A NGN da Intelig usa equipamentos da chinesa Huawei. O investimento no projeto não foi divulgado. A Intelig adquiriu uma licença para utilizar a rede com até 20 mil usuários, embora a estrutura montada comporte até 50 mil. Segundo o executivo, isso é apenas o começo. ?A rede é modular e de fácil expansão?, explicou.

Backbone

Notícias relacionadas

A Intelig informou também que criou uma nova rota em seu backbone de fibra óptica, dessa vez ligando Brasília a Belo Horizonte. Até então, a troca de dados entre as duas cidades passava por um anel no Nordeste brasileiro. ?Devido à concentração de tráfego em Brasília, optamos por criar essa nova rota?, relatou o vice-presidente da Intelig. O novo trecho usa equipamentos DWDM (Optix BWS 1600G), com capacidade para até 16 canais de 2,5 Gbps. Novamente foram usados equipamentos da Huawei.
Segundo Andrade, e empresa não pretende fazer novos grandes investimentos em infra-estrutura este ano. A Intelig tem hoje 15 mil km de fibra ótica própria, nove centrais telefônicas, 10 estações de comunicação via satélite, dois data centers e dois centros nacionais de operação de redes (Rio de Janeiro e São Paulo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!