Publicidade
Início Newsletter Claro e Bandeirantes transmitem estapa da Stock Car com tecnologia 5G standalone

Claro e Bandeirantes transmitem estapa da Stock Car com tecnologia 5G standalone

Foto: Duda Bairros/Vicar

A Claro, em parceria com a Band, fará a primeira transmissão ao vivo em 5G de uma corrida no Brasil. Para colocar em prática o caso de uso do 5G standalone, a Claro conta com apoio das empresas Huawei, Qualcomm, Motorola. A corrida acontecerá no dia 25 de abril, no Autódromo de Goiânia, e será uma das etapas da Stock Car.

Segundo a empresa informou, a transmissão contará com o apoio de um drone que irá captar imagens da corrida e enviar o sinal utilizando o 5G instalado pela Claro no Autódromo de Goiânia para a central de edição da Band. Também está previsto o uso de um “Mochilink” – uma mochila adaptada com módulo 5G para transmissão – que também utilizará a rede de quinta geração para transmitir conteúdo em tempo real. A ideia é que estes recursos sejam utilizados ao longo da transmissão.

“A Claro inova mais uma vez ao testar a aplicação da rede de quinta geração em um setor tão relevante como é o de esportes e entretenimento no Brasil. Com o 5G, a Claro quer melhorar a experiência de como o telespectador se relaciona com a transmissão do seu esporte favorito. A aplicação da tecnologia é mais um passo da Claro na implantação do 5G no país, caminho que a operadora já vem traçando de forma consistente, desde as demonstrações anteriores, como na primeira transmissão de conteúdo 8K via 5G, do Réveillon em Copacabana em 5G, no 5G voltado para Agro em Rio Verde e em muitos outros”, comenta Paulo Cesar Teixeira, CEO da Claro.

Notícias relacionadas

Antenas de 5G

Para realizar a transmissão, a operadora instalou antenas compatíveis com a rede 5G e utilizou uma licença de uso temporário da frequência 3,5 GHz outorgada à Claro pela Anatel – aplicando as frequências que serão utilizadas após o leilão previsto para o segundo semestre deste ano, com o uso de menor latência possível e as altíssimas velocidades.

“O Grupo Bandeirantes está sempre atento às inovações tecnológicas. O 5G está batendo à porta e vamos andar sempre junto com o que tem de melhor em transmissão e tecnologia. Estamos felizes por estarmos trabalhando com parceiros como a Claro, que conta com uma visão inovadora. Buscamos juntos sempre levar experiências diferentes para o telespectador e clientes da Band e da Claro”, afirma Caio Luiz de Carvalho, Diretor Geral de Comunicação e Assuntos Corporativos do Grupo Bandeirantes.

Rede 5G em Goiânia

A Claro já dispõe de cobertura 5G DSS (por meio de frequências do 4G) em Goiânia, que pode ser acessada por clientes que tenham smartphones compatíveis com a tecnologia disponíveis no mercado. Presente em 12 bairros, a rede pôde ser implantada antes do leilão porque usa as frequências disponíveis para o 4G, com a tecnologia de compartilhamento de frequências (DSS, do inglês Dynamic Spectrum Sharing). A rede 5G da Claro já está disponível em 14 cidades, em todas as regiões do país, inclusive no Distrito Federal.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile