Teles não estão imunes a impactos da economia com o coronavírus

Foto: Pixabay

Com a utilização abrangente das redes das operadoras pela população em isolamento social, as TICs foram incluídas como serviços essenciais pelo governo durante a crise do coronavírus, mas os representantes das quatro maiores empresas de telecomunicações – Claro, Oi, TIM e Vivo – dizem que não estão livres dos impactos econômicos. Não apenas a redução do varejo é sentida no setor, mas também as necessidades de atender às demandas ainda tendo que combater os desafios históricos como a tributação, conforme defenderam os executivos nesta quinta-feira, 23, no painel online ao vivo "As telecomunicações em tempos de incertezas: quatro perspectivas", promovido em parceria entre Teletime e Mobile Time.

"Nós não estamos imunes a oscilações da economia. Isso pode ser visto pelo consumo de pré-pago. Se as pessoas não estão recarregando é sinal de que não está entrando dinheiro para essa camada da população (no momento está flat). Mas vimos que com a crise o setor de telecom é essencial. Se a rede não estivesse bem, estaríamos próximos do caos. O tráfego está fluindo para o governo e as redes estão atendendo aplicações de trabalho (saúde, segurança e educação, por exemplo)", afirmou o CTIO da TIM, Leonardo Capdeville. "Os efeitos de telecomunicações não se restringem às quatro operadoras – uma tomada de decisão não afeta apenas a nós, mas toda a parte produtiva do País que usa a infraestrutura como uma via necessária."

Capdeville declara que ainda é cedo para se ter previsão de impacto no planejamento estratégico de investimentos, uma vez que os efeitos da pandemia são ainda recentes e incertos. Mas diz que vê uma aumento no uso de ferramentas de telecom, e empresas passando a enxergar a importância de uma rede mais robusta e redundante para tornar a conectividade mais confiável e resiliente. "A gente precisa ver se os planos de investimentos [continuam como estão], mas não necessariamente será redução, pode ser aceleração", avalia. "Agora estamos na beira de uma nova transformação, como foi a mobilidade no começo (2G). Toda parte de cloud, big data, IA, algo que era inacessível para média e pequena empresa, será com o 5G, e isso cria uma oportunidade de criar uma possibilidade crescimento enorme".

Notícias relacionadas

Para Márcio Carvalho, CMO da Claro, a crise resgatou o valor das operadoras para o público. No entanto, ele afirmou que o negócio está "sob extremo estresse". Explicou que perderam a capacidade comercial com o fechamento de ponto de vendas e de recarga de lojas próprias e de parceiros."Tem nuances na conversa toda", diz, referindo-se à resiliência econômica do setor e a importância para a sociedade. "Temos os mapas de calor hoje. Talvez pela carência de sensores de IoT, e de testes da população, essa é a ferramenta que ganha mais importância (no combate à doença). O que acontece nos hospitais hoje – com UTIs lotadas – é reflexo do que aconteceu 15, 20 dias atrás. Com o mapa de calor conseguimos ver a velocidade que o vírus se prolifera", elucidou o executivo da Claro, em referência ao compartilhamento de dados entre operadoras e governos.

O vice-presidente de dados e inteligência artificial da Vivo, Luiz Médici, diz que o setor vai sair fortalecido da crise como um "grande motor da transformação digital da sociedade e do País", fruto de uma "necessidade latente". "Cada vez mais, o setor se torna essencial com a conectividade excelente, o que trouxe à tona a discussão da importância das telecomunicações para o desenvolvimento social do País", opina.

Pendências tributárias

Também traz impacto a carga tributária do setor, além da arrecadação do Fust sem retorno para o mercado ou a sociedade. Márcio Carvalho cita a necessidade de discutir sobre tributos e regulação de serviços over-the-top (OTT). "Na nossa pauta, é fundamental colocar o aspecto tributário. Não é razoável, dado a essencialidade [dos serviços de telecom] e o impacto em tudo. Tem que se tributar por serviços, e não por tecnologia. O que está acontecendo na TV por assinatura é exatamente o oposto, isso causa distorção e postergação de investimento", diz. Vale lembrar que a Claro é a favor da inclusão de canais lineares OTT como Serviço de Acesso Condicionado (SeAC), tema que estava na agenda da Anatel, da Câmara e do Senado até antes da pandemia.

Por sua vez, Carlos Eduardo Medeiros, vice-presidente de regulamentação, atacado e assuntos institucionais da Oi, acredita que há desafios para o segmento de telecomunicações. Ele destacou como "barreiras e complexidades" para o setor, o uso dos fundos para subsídios e a demanda de telecomunicações. "Foi anunciado ontem o programa PróBrasil, e ele tem que trazer sim a articulação entre soluções tecnológicas e conectividade que o setor pode fornecer para políticas públicas", destaca. Para ele, o uso do Fust para fomentar os serviços também deveria ser acompanhado de uma política de levar terminais à população, o que permitiria o ensino a distância (EAD) para escolas públicas, por exemplo. Medeiros entende que a "guilhotina regulatória" (desregulamentação) prometida pela Anatel deveria ser mais intensa, e que a barreira tributária continua atrapalhando os investimentos das empresas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!