Senadora aponta que formato digital da prova do Enem pode prejudicar estudantes sem Internet

Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

A senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), acredita que a aplicação da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode prejudicar muitos estudantes que não possuem acesso à Internet e que já estavam com aulas suspensas por conta da pandemia do coronavírus (covid-19). A data da aplicação digital foi adiada para os dias 22 e 29 de novembro, conforme decidiu o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira, 22. Porém, a aplicação do Enem impresso continua marcada para os dias 1º e 8 de novembro, o que foi alvo de protestos de parlamentares como a própria senadora.

Ribeiro, que foi relatora do PLC 79 (e que virou Lei nº 13.879/2019) e atualmente preside a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado (CCT), ressaltou ainda que os estudantes que não têm acesso à banda larga serão profundamente prejudicados. Ela fez uma analogia com as reuniões virtuais dos próprios parlamentares. "Olhem a dificuldade que muitas vezes nós temos, inclusive, ao fazer determinadas votações por via remota. No nosso país, cerca de 30% da população não tem acesso à Internet, enquanto 40% vivem na zona rural. Como é que esses jovens, que já estão prejudicados porque não estão tendo aulas, vão poder fazer o Enem?", questionou a senadora.

No primeiro edital, publicado no mês passado, os participantes que optassem pela versão digital do exame fariam as provas nos dias 11 e 18 de outubro. O Inep também definiu novas cidades para aplicação do Enem digital, alcançando localidades em todos os estados e no Distrito Federal. A estrutura do exame será igual à da versão impressa.

Notícias relacionadas

Conexão para estudantes

Na atual conjuntura da pandemia do coronavírus (covid-19), algumas iniciativas estão sendo apresentadas como saídas para aumentar o número de conexões voltadas para estudantes. Uma delas é o PL 1.904/2020, da deputada federal Rejane Dias (PT-PI). O projeto propõe que as operadoras disponibilizem, durante a vigência de situação de calamidade pública ou de pandemias (como a do coronavírus), conexões de dados que permitam às secretarias estaduais e municipais de educação oferecer conteúdo educacional a todos os alunos de escolas públicas. Conforme a proposta, esse serviço deve ser disponibilizado sem ônus para estes órgãos, com custos das ações sendo financiados por meio do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel). O projeto tem pedido de urgência, que aguarda análise do Plenário.

Outra iniciativa vem do Executivo, mas voltada para as instituições do ensino superior. Após a publicação nesta semana da portaria que flexibiliza o ensino à distância para o sistema federal de ensino, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), ampliou a capacidade da comunicação a distância. Segundo comunicado nesta sexta-feira, 20, a parceria permitiu o aumento da capacidade do serviço de videoconferência por meio de computador ou celular diante da crise da pandemia do coronavírus (covid-19). Com isso, as instituições federais de ensino superior público podem contar com 15 salas de reuniões simultâneas de webconferência, e cada unidade poderá receber até 75 participantes. A RNP diz que na situação anterior, apenas dez salas simultâneas eram possíveis para esse número de pessoas. Assim, a capacidade total do serviço pulou de 1,7 mil acessos simultâneos para 10 mil. (Com informações da Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!