Covid-19 forçará mudanças no consumo e nos serviços

Foto: Pixabay

As mudanças no relacionamento das pessoas e no ambiente de trabalho, impostos pelo agravamento do coronavírus, apresentam uma nova dinâmica na sociedade e no modo como consumiremos os serviços de TIC, como indica Márcio Carvalho, CMO da Claro. Durante a live "As telecomunicações em tempos de incertezas: quatro perspectivas", organizada por Mobile Time e Teletime que aconteceu nesta quinta-feira, 23, o executivo disse que o eventual fim da quarentena trará mudanças nos serviços, produtos e atendimento oferecidos.

"Acredito que temos uma agenda dupla. Uma coisa é nos prepararmos para a crise, combater o impacto que o vírus traz à economia. Mas temos que entender que quando voltar à normalidade, nós estaremos diferentes. Haverá novas formas de educar e de entender o consumidor", disse Carvalho, ao explicar que estamos na primeira fase da mudança, com foco no atendimento a quem estava em casa e nas populações de risco. Outra mudança observada por Carvalho foi no regime de trabalho. Neste caso, o CMO cita a própria Claro. A companhia precisou transferir parte dos computadores de outros setores para os atendentes de telemarketing, uma vez que muitos deles não possuíam o dispositivo em suas residências.

Em ritmo similar de dinâmica do trabalho, Leonardo Capdeville, CTIO da TIM, explicou que 8 mil dos 9,5 mil funcionários da TIM aderiram ao home office. De acordo com o gestor, a adesão – feita às pressas – acelerou um processo de digitalização interno e contribuiu para a melhora nos índices de produtividade da companhia. "O que vimos é: em uma semana melhorou a forma de trabalhar. A produtividade aumentou, os funcionários passaram a respeitar mais os horários e se organizaram melhor. É uma mudança interessante que está acontecendo", registrou Capdeville. "As ferramentas já existiam, mas não usávamos por uma questão cultural. Assim como acontece com telemedicina e educação a distância. Mas isso acontece por uma aceleração (puxada pelo coronavírus). Eu fico imaginando o que vem de novo pela frente".

Notícias relacionadas

Digitalização e serviços

Uma das mudanças previstas pelos executivos é a aceleração da transformação digital. Luiz Médici, vice-presidente de dados e inteligência artificial na Vivo, afirma que a "digitalização será essencial para a retomada econômica do País", independente do tamanho da empresa. O executivo indica que as companhias do meio de telecomunicações têm experiência para ajudar na consolidação do uso dessas tecnologias após a crise, de forma massificada. Médici citou os atendimentos por canais digitais e o uso de inteligência artificial como exemplos. Para ele, as empresas que adotarão essas ferramentas terão melhor ganho operacional. No entanto, a janela para aderir essas soluções é curta: "Acredito que isso (digitalização) será um caminho sem volta e as empresas que não se preparam terão uma janela curta para se adaptar."

Por sua vez, Carlos Eduardo Medeiros, vice-presidente de regulamentação, atacado e assuntos institucionais da Oi, vê a possibilidade de aumento de demanda nos negócios corporativos, que atendem a órgãos públicos. Em especial, o executivo acredita em crescimento de serviços digitais em saúde, educação e segurança pública. "Há nas nossas empresas soluções de business to government to citzen [negócios para governo oferecerem à população], desde SMS até soluções de big data. Temos que propor soluções, o portfólio não nos deixa atrás de qualquer solução mundial", afirma. "Existem outros problemas que não são apenas de conectividade e infraestrutura, como o EAD para escolas públicas", destaca, citando a necessidade de oferecer uma política pública também para terminais. (Colaborou Bruno do Amaral)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!