OTT está na frente na corrida pelo 4K, mas perde na qualidade

A adoção do 4K avança lentamente, pelo menos por enquanto, por pressão, sobretudo, dos fabricantes de telas. A afirmação é de Thomas Wrede, vice-presidente de recepção da SES, que diz ainda que quem está na frente nessa corrida são os serviços over-the-top (OTTs). "Se os streams para os vários modelos de smart TVs 4K tiverem especificações diferentes, para a Netflix não faz muita diferença. Mas o resto da indústria precisa de padronização", disse em entrevista a este noticiário. Segundo o executivo, além da padronização, para massificar a adoção da tecnologia é necessário um ecossistema completo. "Precisamos do blu-ray 4k promovendo a tecnologia. Precisamos dos conteúdos certos e de mais conteúdos com tecnologia HDR (High Dynamic Range – que garante melhor qualidade de cor e contraste)", diz o executivo.

Notícias relacionadas
Satélite

Segundo Wrede, no entanto, o OTT deixa a desejar na qualidade de imagem, uma vez que o 4K demanda uma banda que não está popularizada. É aí que o satélite ganha, pois garante qualidade de forma que o OTT jamais conseguirá, explica. "Estamos preparados para o 4K e fazendo diversos testes com parceiros em todo o mundo. Todos estão preparando o lançamento, mas ninguém está pronto para lançar. Ainda há uma dúvida sobre lançar agora, na 'fase um', ou esperar a 'fase dois', com o 8K", diz Wrede.

SAT>IP Alliance

Na NAB, que aconteceu na semana passada, em Las Vegas, seis empresas anunciaram a formação da SAT>IP Alliance, formalizando a união que começou ano passado para o desenvolvimento de hardwares e softwares compatíveis com a tecnologia SAT>IP. As empresas participantes são SES, Hispasat, Panasonic, Nagra, Ali Corporation e MaxLinear.

A tecnologia SAT>IP converte sinais de satélite em IPs no ponto de recepção, a partir de um pequeno servidor, que pode estar localizado na antena parabólica ou na casa do usuário. Ele distribui o sinal para diferentes dispositivos como tablets, smartphones e laptops e torna possível fornecer conteúdo de alta qualidade via satélite de forma mais eficiente a todos os monitores na casa, pois utiliza conexões pré-existentes no prédio. A SAT>IP é atualmente a compatível com satélites e redes terrestres europeias.

Thomas Wrede, vice-presidente de recepção da SES, afirmou a este noticiário durante o evento que a solução é mais simples e barata do que encapsular um sinal de TV a uma rede IP por satélite. "A transmissão e a recepção continuam sendo através do padrão DVB, mas tudo isso passa a se transportado por IP na casa do assinante, permitindo uma distribuição para múltiplos dispositivos", explicou. A recepção em uma smart TV, por exemplo, poderia ser feita por um aplicativo da operadora de TV por assinatura, demandando um único equipamento em todo o o lar. Smartphones e tablets também passam a ter acesso ao conteúdo.

Segundo Wrede, já há empresas analisando a tecnologia no Brasil. "Se trata de uma instalação muito mais simples para hoteis, por exemplo", diz o executivo. Aproximadamente 40 fabricantes apoiam o padrão, com mais de 70 produtos no mercado europeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!