Cade aprova transferência de controle da NII Holdings para a CapRe sem restrições

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a participação de 37,58% da NII Holdings para o fundo Capital Research and Management (CapRe), maior detentora de debêntures da empresa norte-americana, que controla a Nextel no Brasil. A operação faz parte do processo de recuperação judicial da NII, pedida na Corte dos EUA no ano passado. O processo não inclui as operações das subsidiárias no Brasil, México e Argentina.

Notícias relacionadas
O plano de reorganização societária apresentado pela NII permitirá, se aprovado judicialmente, o cancelamento de todas as ações ordinárias atuais e a emissão e distribuição de novas ações ordinárias da NII aos atuais detentores de suas debêntures. Com isso, permitirá à CapRe exercer controle da NII, cujo capital continuará pulverizado nas mãos dos novos acionistas.

O órgão antitruste avalia que, mesmo que a CapRe adquira o controle da NII e, consequentemente, da Nextel Brasil, não haveria efeitos nos mercados brasileiros de telecomunicações explorados pela Nextel, já que a operação se caracteriza como mera substituição de agente econômico.

"A participação da Nextel Brasil no mercado de serviços de telefonia móvel no Brasil é muito baixa, na ordem de 0,57% no País e de menos de 1,5% em qualquer região", sustenta o Cade, que concluiu pela ausência de efeitos anticompetitivos decorrentes da operação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!