Claro, Embratel e Ericsson levam 5G para Hospital das Clínicas em SP

Foto: Pixabay

Colaboração entre a Claro (com a Embratel), Ericsson e o núcleo de inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InovaHC) vai levar a conexão 5G para robôs no centro cirúrgico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). A parceria tem como objetivo realizar uma prova de conceito (PoC) ainda neste primeiro semestre para implantar sensores que monitoram sinais vitais de pacientes que podem ser acompanhados a distância por equipe médica

Segundo anunciou nesta quarta-feira, 23, a participação da operadora será por meio do hub de inovação beOn Claro, com a Embratel integrando soluções e habilitando a infraestrutura digital. Por sua vez, a Ericsson deverá fornecer os equipamentos, e a startup potiguar NuT será a responsável por implantar as "técnicas de integração de dados". 

A estrutura para os primeiros testes já está implantada. A operadora afirma que o HC é o primeiro hospital público a contar com cobertura da tecnologia 5G. A Universidade paulistana, por sua vez, também tem projeto de conectividade 5G com a Claro e Ericsson.

Notícias relacionadas

Conforme antecipado por TELETIME em dezembro do ano passado, o InovaHC já efetue testes com a quinta geração na faixa de 3,5 GHz com licença experimental no projeto OpenCare 5G, em parceria da Deloitte com TIP, ABDI, BID, NEC e a Escola Politécnica da USP.

PoC

O projeto da Claro terá integração das informações de monitoramento do paciente cirúrgico (sinais vitais) com base de dados para acompanhamento e avaliação pela equipe médica de forma remota. "Dessa forma, os agentes poderão fazer a avaliação tecnológica de latência, velocidade, estabilidade, qualidade e segurança, entre outros itens, na transmissão e demonstração dos dados via tecnologia 5G. As informações permanecerão dentro da instituição e serão transmitidas e organizadas em um banco de dados de forma anonimizada, ou seja, sem que possa identificar a que paciente se referem."

As próximas etapas da pesquisa terão a integração de tecnologia para "possibilitar mais segurança e qualidade às cirurgias", além de desenvolvimento de novos serviços de apoio e educação a distância. "O intercâmbio de experiências proporcionado pela parceria da Claro e da Embratel com a Ericsson, a NuT e o InovaHC permitirá a criação de soluções disruptivas, a identificação de novos mercados e o fomento da inovação a partir das novas redes, novos sensores e da computação de borda, possibilitando a descoberta de novas oportunidades para suprir as necessidades da área", destaca em comunicado a diretora-executiva da Embratel para Governo, Maria Teresa Lima..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!