Publicidade
Início Newsletter Mudanças para MVNOs virão após leilão do 5G e venda da Oi

Mudanças para MVNOs virão após leilão do 5G e venda da Oi

Chips de celular amontoados. Foto: Pixabay

Além da análise do processo de consolidação do mercado com a venda da Oi Móvel, outro elemento que vai depender do leilão de 5G é uma possível revisão do regulamento das operadoras móveis virtuais (MVNOs). Essas mudanças estarão atreladas também às mudanças do regulamento de uso de espectro, à simplificação regulatória e ao novo plano geral de metas de competição (PGMC).

Isso porque a Anatel acredita que há a possibilidade de novos agentes no leilão. A previsão de conversão de 90% do valor presente líquido (VPL) das faixas em investimento (exceto no caso da frequência de 26 GHz, que não terá obrigações) é uma determinação do conselho diretor da agência e indica uma direção para possibilitar esses players entrantes. Esse cenário deixa as MVNOs em uma nova perspectiva para a autarquia.

A expectativa do superintendente de competição da Anatel, Abraão Balbino, é que isso seja tratado pelo menos no final de 2022. “É um processo de pelo menos um ano e meio. Mas não pode ser tratado antes do leilão de 5G”, destacou ele durante sessão do Fórum de Operadoras Inovadoras 2021 nesta terça, 23. O evento é organizado por TELETIME e Mobile Time

Notícias relacionadas

Balbino entende que a regulação de competição deve ser orientada por um conceito de “escada de investimento”, e que o modelo de MVNOs credenciadas, sendo apenas um “revendedor do ponto de vista de canais de atendimento”, não tem se provado bem sucedido a longo prazo. Por conta disso, entende que o leilão de 5G será importante para esse mercado, assim como os ajustes nas outras regulamentações. Isso poderia permitir a uma MVNO usar rede de mais de uma operadora ao mesmo tempo, por exemplo, ou definir como obrigação das detentoras de poder de mercado significativo (PMS) a obrigação de compartilhamento.

Assim, ele prevê que os investimentos em rede móvel deixarão de ser “verticais”, tornando a figura de um operador neutro mais atraente para que provedores regionais não precisem determinar Capex elevado e, muitas vezes, redundante. É um investimento massivo em novas estações radiobase, ampliação de backhaul de fibra, core de rede virtualizado, fatiamento de rede e tudo mais associado ao 5G, especialmente no padrão standalone determinado pela autarquia. “O que estamos vendo é uma reconfiguração de cadeia de valor”, disse o superintendente. 

Competição

Trata-se de fato de uma mudança de paradigma. Até então, a Anatel não enxergava nas MVNOs um elemento para promoção de competição. Segundo Abraão Balbino, a participação dessas operadoras virtuais no mercado móvel de cerca de 1% era esperada. Essas empresas acabaram surgindo nos últimos 10 anos por “questão de oportunidade e circunstância nas relações de mercado”, e não por intervenção da agência.

O momento atual das telecomunicações no Brasil mexeu nesse cenário. “Para frente, a coisa muda de figura. Porque o mercado consumer está passando por consolidação, e se terá remédios, é outra coisa, mas possivelmente vai gerar impactos, e o Cade e a Anatel vão analisar”, declara. O 5G também interfere, por conta da possibilidade de novos fluxos de receita e novos modelos de negócio. 

“É como se entrasse em todos os ramos da economia não só como elemento de valor agregado, mas de alavanca de produtividade e competitividade. O 5G vai criar um conjunto de business case que talvez só venha a acontecer via MVNOs, operadores alternativos.” Consequentemente, um novo paradigma regulatório, com foco no acesso ao espectro, será adotado, embora ainda não se saiba a dimensão dos desafios, diz Balbino. “O leilão de 5G não é a linha de chegada, mas de partida. Aí sim, vamos estudar que tipo de intervenção precisa ser feito.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile