Anatel aguardará leilão de 5G para definir anuência prévia da venda da Oi Móvel

A Anatel vai aguardar a realização do leilão de 5G para definir os possíveis remédios para conceder a anuência prévia para a venda da Oi Móvel para a Claro, TIM e Vivo. Isso porque a agência enxerga o leilão como um divisor de águas para o cenário competitivo, que influenciará justamente nas medidas que poderão ser necessárias para equilibrar o mercado. 

Conforme explicou o superintendente de competição, Abraão Balbino, nesta terça-feira, 23, em sessão especial do Fórum de Operadoras Inovadoras 2021, evento realizado por TELETIME e Mobile Time, ambos são eventos que trazem impacto em todo o mercado. Essas variáveis serão avaliadas pela equipe dele, e interferirão um com o outro. 

"O leilão do 5G traz uma conturbação muito grande no ponto que eu não posso olhar um sem considerar o outro. A consolidação em si já é um evento que tem causa e efeito no mercado", declarou. Ou seja, pode trazer como impacto a simplificação ou maior complexidade, a depender do resultado. 

Notícias relacionadas

Balbino diz que a área técnica do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tem a mesma leitura. "Quando fizemos o edital do leilão, fizemos para a competição, imaginando que se sair com eventual circunstância muito pró-competição, mitiga riscos em relação à consolidação. E o inverso é verdadeiro."

A visão do superintendente é que, por se tratar do maior leilão de espectro da história da Anatel, é natural que efeitos sejam sentidos no mercado. E que, se acontecer de apenas as três grandes (Claro, TIM e Vivo) forem vencedoras dos blocos nacionais, "a necessidade de condicionantes aumenta".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!