UIT lança plataforma sobre ações emergenciais em telecom durante crise do coronavírus

Diante da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), a União Internacional de Telecomunicações (UIT) lançou nesta segunda-feira, 23, uma plataforma de informações sobre a resiliência das redes de telecom durante o período.

A chamada Global Network Resiliency Platform (ou simplesmente REG4COVID) deve coletar informações confiáveis sobre as ações que governos e órgãos reguladores estão tomando para garantir que suas redes e serviços de telecomunicações atendam às necessidades.

Entre os dados que devem ser coletados estão atribuições emergenciais de espectro, diretrizes para consumo responsável pelos usuários, disponibilidade e acessibilidade da banda larga, ações de gerenciamento ou priorização de tráfego e estratégias de serviço universal.

Notícias relacionadas

Segundo o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, "nunca antes as redes de telecomunicações foram tão vitais para nossa saúde e segurança e para manter nossa economia e sociedade funcionando como durante a crise de covid-19 em que vivemos hoje". O mandatário da agência para telecomunicações da ONU também lamentou que uma parcela da população mundial siga sem acesso à Internet.

Brasil

No Brasil, o governo definiu as redes de telecomunicações e Internet como serviços essenciais durante a crise, enquanto a Anatel firmou compromisso com as principais empresas do setor para assegurar a prestação de serviços. Outras ações como um possível fôlego tributário para as operadoras via adiamento dos pagamentos do Fistel também estão em pauta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!