Trabalhadores de telecom terceirizados reclamam de condições de trabalho

O presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações (Fitratelp), João Moura, diz que a entidade está preocupada com a ausência de cuidados que os trabalhadores terceirizados de call centers e técnicos de manutenção dos serviços de telecomunicações contratados passam neste momento de crise do coronavírus (covid-19).

Segundo Moura, o problema dos terceirizados em call centers é que as empresas contratadas pelas operadoras afirmam que não têm condições financeiras de cumprir com as restrições impostas pelos governos federal e estadual. "Ainda temos gestantes indo trabalhar e no local de trabalho não existe o distanciamento adequado entre um profissional e outro. Além disso, esses trabalhadores permanecerem em um ambiente com um número grande pessoas; alguns casos, com 300 pessoas em um mesmo ambiente", diz o dirigente sindical.

Em oficio enviado à Anatel, Moura diz que as medidas preventivas orientadas pelos órgãos de saúde e adotadas por algumas empresas até o momento se referiram tão somente a espaços públicos ou no serviço público, não existindo nada que contemplasse as empresas privadas do setor produtivo, seja de telecomunicações, comércio ou indústria ou das demais atividades comerciais. O documento cobra da agência uma ação para garantir que os trabalhadores de teleatendimento também sejam acolhidos com medidas preventivas.

Notícias relacionadas

"É urgente a necessidade de uma determinação da Anatel para favorecer a prevenção, reduzindo as aglomerações de trabalhadores, ampliando distância entre as posições ocupadas e a suspensão das exigências dos indicadores até o fim da pandemia que nos ameaça", diz o documento. Até o momento, a Fitratelp não obteve resposta da Anatel. Os calls centers também foram incluídos como serviços essenciais no Decreto presidencial publicado na última sexta-feira, 20.

Em alguns estados, já aconteceram algumas manifestações dos trabalhadores de call centers pedindo melhores condições de trabalho e ações preventivas para contenção do coronavírus no ambiente de trabalho.

As operadoras vêm argumentando junto à Anatel que para manter os parâmetros de atendimento previstos em regulamentação não é possível diminuir a capacidade de atendimento das empresas de call center, e por isso pedem flexibilização das regras.

Atendimento técnico em domicílio

A crise da pandemia do coronavírus ocasionou uma alta demanda do uso dos serviços de telecomunicações, especialmente os que envolvem banda larga e TV por assinatura. Nesse sentido, João Moura diz que os trabalhadores terceirizados que executam os serviços nos domicílios seguem executando seu trabalho sem nenhuma medida que garanta a segurança. "Os técnicos que visitam as casas não têm borrifadores, álcool em gel e nem máscaras. As empresas terceirizadas, contratadas pelas operadoras, até o momento não tomaram nenhuma medida no sentido de garantir a segurança desse profissional", diz Moura.

O presidente da Fitratelp lembra ainda que a situação mudou com o Decreto 10.282/2020, publicado na última sexta-feira, 20, que estabeleceu telecomunicações e Internet como serviços de natureza essencial durante o período de crise do coronavírus, e também serviços de call center e datacenter. Para ele, os técnicos de telecom agora deveriam seguir rotinas similares aos profissionais que trabalham com serviços essenciais, já que andam pelas ruas e entram nas casas das pessoas. "São esses técnicos terceirizados que fazem com que o serviço contratado fique de pé", diz Moura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!