Facebook anuncia redução de qualidade de vídeo; Netflix expande medida

Foto: Pixabay

Além da Globo, o Facebook e o Netflix também se manifestaram em relação a medidas para reduzir o tráfego das redes das operadoras diante do aumento da demanda provocado pelas restrições de isolamento do coronavírus (covid-19). Especificamente, o Facebook comunicou nesta segunda-feira, 23, que irá reduzir a qualidade da imagem dos vídeos em suas plataformas na América Latina, incluindo o Brasil. 

Em comunicado, a companhia disse que a medida de "reduzir temporariamente a resolução em bits dos vídeos" abrange as redes sociais Facebook e Instagram "para ajudar a aliviar as redes neste período de alta demanda devido à pandemia do covid-19 [coronavírus]". Não há menção ao WhatsApp no comunicado.

O Facebook diz que quer "garantir que as pessoas possam permanecer conectadas usando os aplicativos e os serviços" da empresa. Além disso, declarou que continuará "trabalhando com nossos parceiros para administrar qualquer limitação de transmissão de dados". 

Notícias relacionadas

Netflix

Por sua vez, a Netflix anunciou neste final de semana que vai expandir a medida de redução de qualidade de vídeo para outros países e provedores além da Europa. A empresa adotou uma forma de reduzir o tráfego em 25% ao reduzir o bitrate dos vídeos, começando na Itália e na Espanha, e depois espalhando para o resto da União Europeia e para o Reino Unido. 

Contudo, diferentemente do Facebook e da Globo, a companhia alega que isso não reduz a resolução dos vídeos. "Se você paga para ter ultra definição (UHD, ou 4K), alta definição (HD) ou definição padrão (SD), isso é o que você deveria continuar a receber", declara o vice-presidente de entrega de conteúdo da empresa, Ken Florence, em postagem no blog técnico. Segundo ele, apesar de poder se notar uma "queda muito sutil" na qualidade, a resolução fica intacta. 

No lado dos ISPs, a companhia declarou que tem parceiros na América Latina que pedem a redução do consumo de banda "o quanto antes", enquanto outros não fizeram tal solicitação. "Isso é compreensível, já que diferentes ISPs pelo mundo construíram suas redes de formas diferentes, e operam com diferentes restrições", diz, citando diferenças de redes em áreas densamente povoadas em comparação com regiões rurais. Ou seja: as operadoras trabalham com diferentes "folgas" de capacidade. 

Para lidar com isso, a Netflix já oferece a solução de rede de entrega de conteúdo (CDN) própria do Open Connect, e diz que por isso pode responder a cada empresa de forma diferente. "Vamos proporcionar alívio aos ISPs que estão lidando com grandes ordens governamentais de 'lugar de abrigo' ao prover a redução de 25% do tráfego que iniciamos na Europa. Para outras redes, vamos manter os procedimentos normais – até ou a menos que eles experimentem problemas próprios", afirma.

YouTube e Anatel

Procurado por este noticiário no início da manhã desta segunda-feira, o YouTube/Google ainda não retornou pedido de informações a respeito de possível medida semelhante no Brasil. Vale notar, contudo, que a empresa atendeu à demanda de redução de tráfego feita pela União Europeia.

A Anatel deixou aberta a possibilidade de negociar medidas semelhantes com provedores de conteúdo over-the-top, conforme antecipou este noticiário. A agência e as teles mencionaram a possibilidade de pedir isso às OTTs no compromisso público de garantia de prestação de serviços divulgado na semana passada. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!