Publicidade
Início COVID-19 Coronavírus: TIM e Prefeitura do Rio assinam acordo para coletar dados de...

Coronavírus: TIM e Prefeitura do Rio assinam acordo para coletar dados de deslocamento

Foto: Pixabay

A TIM e a Prefeitura do Rio de Janeiro fecharam parceria para montar um “mapa de deslocamento na cidade” durante a pandemia do coronavírus (covid-19). Segundo a operadora informou nesta segunda, 23, a ideia é utilizar o “conhecimento adquirido na Itália e na Europa” com o combate à proliferação do vírus, bem como a experiência dos projetos desenvolvidos durante as Olimpíadas e Copa do Mundo na capital. Dessa forma, passarão a usar análise de dados de deslocamento para “rastrear as concentrações e movimentos de pessoas nos territórios afetados pela pandemia”. O intuito é de auxiliar no controle da pandemia, “já que permitem que os órgãos governamentais avaliem a eficácia das medidas que já foram implementadas por eles e (…) facilitar a tomada de novas decisões”. 

A TIM assegura que os dados dos clientes são anonimizados, servindo para traçar “mapas de calor”, cruzando informações de focos epidemiológicos e pontos de alta concentração de pessoas nas ruas. “Todas as informações coletadas são anônimas, respeitando critérios de confidencialidade e segurança de dados pessoais, segundo prevê a Legislação”, declara a operadora em comunicado. 

A operadora enviará informações online sobre o perfil de deslocamento das pessoas por todo o Rio de Janeiro por meio da triangulação das antenas espalhadas pela cidade. Dessa forma, órgãos públicos “poderão avaliar a tendência de mobilidade dos bairros antes e depois da pandemia, entender se as pessoas estão respeitando a reclusão, analisar se um bairro ou uma região específica está sofrendo aumento populacional ou não e com isso subsidiar ações das autoridades competentes no que tange a contigenciamento da propagação do vírus”. 

Notícias relacionadas

“São informações massivas acessíveis a todas as operadoras que preservam o anonimato dos clientes, mas que se tornam valiosas num momento em que entender o movimento da população significa prever a movimentação do covid-19. Para TIM é muito importante poder apoiar o País nesta fase desafiadora, fornecendo ferramentas essenciais para o controle da doença”, explicou no comunicado o CTIO da TIM Brasil, Leonardo Capdeville. “Durante as Olimpíadas, o mapa de deslocamento ajudou muito a prefeitura a traçar os planos de mobilidade dos jogos. Estamos passando por um momento de extrema cautela e saber onde há concentração de usuários, vai nos ajudar a orientar a população da melhor maneira”, justificou o chefe-executivo do Centro de Operações Rio, Alexandre Cardeman. 

A TIM lembra que já efetuou ação semelhante durante as Olimpíadas do Rio em 2016 justamente para auxiliar na logística de segurança e transporte na cidade. Mas, de acordo com a operadora, o modelo pode ser “facilmente replicado em outros estados brasileiros, em parceria com governos locais, auxiliando o País a controlar a epidemia em todo o território nacional”. 

Iniciativas internacionais

Outras empresas e governos estão adotando medidas semelhantes. Segundo o site de redes privadas de segurança Top10VPN, há ações realizam a coleta anonimizada de dados agregados para monitoramento de população generalizada. Os casos mais parecidos com o da iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro e da TIM estão na Europa, como na Bélgica, Alemanha, Itália e Áustria, com operadoras como Deutsche Telekom e Telekom Austria compartilhando dados anonimizados com os governos alemão e austríaco, respectivamente. 

Mas há também o “rastreio de pacientes individualmente e seus contatos, conhecido como ‘contact tracing'” em determinados países, conforme cita reportagem da Business Insider ainda com base no Top10VPN. Este é o caso da Coreia do Sul, que rastreia o indivíduo para fornecer um mapa público, permitindo outras pessoas checarem se estariam cruzando caminhos com pacientes com coronavírus. No Irã, o governo endossou um aplicativo de diagnóstico do coronavírus que coletava dados dos usuários em tempo real. 

No Brasil, o aplicativo do governo brasileiro, o Coronavírus SUS, pede acesso aos dados de localização do usuário apenas em primeiro plano, tanto por triangulação da rede quanto por GPS. Ele também pede permissão de acesso total à rede, ver conexões de rede e impedir inatividade do telefone. As operadoras brasileiras têm promovido a navegação gratuita, sem descontar da franquia de dados móveis (zero rating), desse app.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile