Net comunica assinantes sobre possível saída de canais abertos do line up; TVs dizem que podem cortar sinal

Foto: stock.tookapic.com/Pexels.com

(Atualizada em 24/03, às 23:00) A Net já se prepara para a eventual perda de três dos cinco grandes canais comerciais de TV aberta em seu line up. A operadora abriu um canal para veicular um comunicado alertando que ainda não há um acordo com a Record, o SBT e a RedeTV para distribuição dos canais na região metropolitana de São Paulo a partir do dia 29 de março. No comunicado, afirma que já tem acordo com os outros canais abertos: Globo, Gazeta, Rede Gospel, Ideal TV Mega TV Rede 21, TV Cultura e Band.

Em entrevista a TELA VIVA há uma semana, Marco Gonçalves, contratado pela Simba – a joint venture criada para negociar o licenciamento dos canais Record, SBT e RedeTV na plataforma por assinatura – para liderar as negociações com as operadoras, afirmou que os canais não serão retirados dos line ups das operadoras enquanto houver negociação. "Não vamos fornecer conteúdo de forma gratuita, mas, havendo uma negociação em curso, vamos ser razoáveis", disse.

De fato, começou a partida de truco entre as operadoras de TV paga e a Simba. No dia 29 deste mês, com o desligamento do sinal analógico em São Paulo, as emissoras de TV aberta podem negociar o carregamento de seus canais nos line-ups das operadoras na cidade.

Para os canais, pesa o risco de não estar no lineup de mais de 18 milhões de lares, o que deve ter impacto na audiência e, por consequência, no faturamento publicitário. Já as operadoras correm o risco de não ter um conjunto de canais responsável por uma audiência significativa, mesmo quando medida apenas entre assinantes do serviço. Além disso, podem ameaçar a percepção de valor dos pacotes sub básicos, aqueles que contam apenas com canais obrigatórios.

Em nota, a Simba Content diz que está em negociação com as operadoras e que "fará todo o esforço para que o cliente dessas empresas não fique sem o conteúdo das três emissoras que, juntas, representam uma parte significativa da audiência na televisão paga". A joint venture destaca ainda que o sinal dos canais está aberto no ar. "A Simba esclarece que seu conteúdo já está disponível para todo o cidadão brasileiro através do sinal digital de forma totalmente gratuita".

Na tarde desta sexta, 24, contudo, as emissoras de TV soltaram um novo comunicado informando que, na falta de negociação com as operadoras, estavam na iminência de cortar os sinais nas emissoras de TV por assinatura a partir do dia 29.

17 COMENTÁRIOS

  1. ​Não consigo vislumbrar como a simples mudança do analógico para digital, pode melhorar a qualidade do conteúdo da Record, SBT ou Rede TV a ponto de valer a pena o assinante pagar por isso. Aliás, em tempos de adições negativas, qualquer tentativa de cobrança por algo que sempre foi grátis, será com certeza, um tiro no pé. Por isso, antes dos provedores enfiarem guela abaixo acréscimos na fatura por conta de canais abertos, seria melhor as operadoras consultarem os assinantes. Assim, evitariam mais um motivo para amplição do churn rate.

    • PODEM COLOCAR OS CANAIS QUE QUISEREM PARA SUPRIR OS CANAIS RETIRADOS,ACONTECE QUE NÃO PASSARÃO AS PROGRAMAÇÕES QUE GOSTAMOS DE VER .PORTANTO OS CANAIS QUE IRÃO SAIR LEVARÃO PARTE GRANDE DE ASSINANTES,E SE OS SENHORES ACHAREM QUE VALE A PENA ARRISCAR ,VÃO EM FRENTE,ESSES CANAIS QUE ENTRARÃO COM O TEMPO VÃO QUERER SEUS PAGAMENTOS TAMBEM,OU ACHAM QUE ALGUEM QUER TOMAR PREJUIZO SEMPRE?AS QUE ESTÃO SE SUJEITANDO AINDA É PORQUE ESTÃO TENDO ALGUM LUCRO OU VÃO TER LUCROS EXTRAORDINÁRIOS .E VOCES TERÃO?

  2. Direitos para todos porem é um tiro no pé do assinante pagar por canais aberto que estão grátis no ar , abriga começou vamos ver quem vence.

  3. Acho justo que haja entendimento entre as partes, porém a principal fonte de receitas das operadoras/canal de televisão, vem da publicidade/propaganda exibida no intervalo dos programas. Pode ser complicado forçar uma situação onde o anunciante não vai ter sua propaganda exibida.

  4. Por falta de adeus… . Só digo que a única coisa que esses três canais estão conseguindo, é o aumento da rejeição por eles – basta dar uma volta rápida em fanpages para ver. Não dá pra defender o SBT/Record/RedeTV: o que eles têm de diferencial? Nada, fora que são canais abertos!

    • SE VOCE TIVER UM NEGÓCIO E ALGUEM VEM CORTAR ,O QUE VOCE FARIA?AGRADECERIA POR ALGUEM TE DAR UMA VOLTA E PREJUDICAR SEUS NEGÓCIOS?SE VOCE PENSA ASSIM NUNCA PENSE EM SER EMPRESÁRIO.A QUESTÃO NÃO É SE AS EMISSORAS TE AGRADA OU AGRADAM A MEIA DUZIA DE PESSOAS,O PROBLEMA É A CORRUPÇÃO GLOBAL.NÃO DÁ PARA SER IGNORADO QUE QUANDO VOCE PAGA TVS FECHADAS,ESTÃO DENTRO DO PACOTES QUE PAGAMOS.BASTA QUE COLOCAM 20 CANAIS DE MUSICAS FINGINDO QUE SÃO CANAIS FECHADOS.SE QUERO OUVIR MUSICA LIGO O RÁDIO QUE SAI DE GRAÇA NÃO PRECISO PAGAR POR ESTA BOBAGEM.

  5. Discordo, tenho canal pago e gostaria de ser livre e escolher as emissoras SBT, Record e rede TV. Sacanagem se pagam para globo ,Band que pagam há todas.

  6. As mensagens anteriores desconsideram o direito de todas as emissoras serem remuneradas por seu sinal. E, pelo que entendo, a conta não necessariamente precisará ser repassada ao consumidor. Os que reclamam de SBT, Record e RedeTV deveriam se preocupar mais é com as operadoras (que todos sabemos quem controla) que fazem lobby para o governo cobrar pelo sinal de banda larga e restringir até o uso de wi-fi. Tudo para atingir a NETFLIX… Surpresos? Quem vocês acharam que estava por tras dessa popilar medida? Agora podem voltar a defender as operadoras…

  7. AS OPERADORAS CONTRATARAM COM OS CONSUMIDORES PACOTES QUE INCLUEM DIVERSOS CANAIS DA TV ABERTA E NÃO PODERÃO DEIXAR DE CUMPRIR TAIS CONTRATOS, SOB PENA DE SEREM OBRIGADAS A PAGAR MULTA, BEM COMO INDENIZAÇÃO POR PERDAS E DANOS, CORRENDO AINDA O RISCO DE PERDEREM MUITOS ASSINANTES EM RAZÃO DE TAL FATO.

  8. Depois de instalarem antenas em todas as favelas do brasil mesmo sabendo que não receberia nenhum centavo mais era só para enganar os tontos dos acionistas que se dizem espertos, claro que ia começar a faltar dinheiro, já vem outra falência igual a oi tv.

  9. Falam que as 3 emissoras tem prejuizo….que prejuizo, elas vivem de publicidades, ou seja, quanto mais assinantes tem mais vão cobrar por suas publicidades, a partir do momento que as operadoras de tv nao passarem mais seus canais, ai sim havera um grande prejuizo, uma grande perda de audiencia. Globo, TV Cultura, Bandeirantes e outras nada cobram….isso haveria um grande custo para as operadoras o qual sera repassado para os assinantes. Sera que eles estão dispostos a pagar tanto por isso? E o valor nao é barato.

  10. Como devo proceder?
    Pago 28,90 pelos canais abertos na NET simplesmente por ela praticar venda casada da Internet! Ou seja, para ter internet na minha casa(Não há concorrentes, ou eu tenho net ou não tenho internet), sou OBRIGADO a pagar quase 30 reais por mês para a NET me liberar a internet! UM ABSURDO!! Já pago por algo que é gratuito, agora vou pagar 28,90 para assistir Globo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.