Banco do Brasil lança cartão de débito e crédito no celular com NFC

Os portadores de cartões de débito e crédito Ourocard, do Banco do Brasil, vão poder deixá-los em casa e levar apenas seus smartphones no bolso quando forem fazer compras. O banco acaba de lançar um aplicativo móvel para virtualização dos seus cartões e pagamento por proximidade, com a tecnologia NFC. O Ourocard-e, como foi batizado, está disponível para download na Google Play para aparelhos com Android 4.4.2 ou superior.

Notícias relacionadas
Para criar seu cartão móvel, o usuário precisa apenas informar a sua agência, conta e senha. O app então cria um cartão espelho ao real. Na hora do pagamento, basta informar ao lojista se prefere crédito ou débito e em seguida aproximar o celular da máquina de POS, com o app do Ourocard-e aberto. Para valores abaixo de R$ 50, não é necessário digitar senha. Acima disso, o usuário digita uma senha de seis dígitos. Do lado do lojista nada muda. O Ourocard-e só funciona em máquinas de POS habilitadas para pagamentos com NFC. Hoje há mais de 1 milhão delas espalhadas pelo Brasil. 70% da rede da Cielo, por exemplo, já está adaptada.

O cartão espelho não tem anuidade e a cobrança é feita na mesma fatura do cartão de plástico tradicional. Se este for cancelado, o cartão virtual também é. Pelo app do Banco do Brasil o cliente pode gerenciar seus cartões virtuais, estabelecer limite mensal, limite por transação, limite de número de transações por mês e até a validade do cartão.

A solução criada pelo Banco do Brasil usa a tecnologia HCE (Host card emulation), disponível para Android, que emula o elemento seguro do cartão na nuvem, dispensando, portanto, a sua presença no SIMcard ou no hardware do aparelho.

Análise

Não se sabe quando o Apple Pay vai chegar ao Brasil, apesar de o país ser um dos mercados com maior quantidade de máquinas de POS habilitadas para NFC. Enquanto isso não acontece, os usuários de Android saem na frente para pagamentos sem contato, por proximidade, pois a tecnologia HCE está disponível desde meados do ano passado. Era uma tendência natural que os bancos começassem a lançar seus próprios apps de pagamento usando HCE e mesclando com seus apps de serviços bancários – conforme já havia adiantado este noticiário em matérias no ano passado (leia entre as matérias relacionadas abaixo). É provável que outros bancos façam o mesmo em breve.

Para o consumidor são duas as vantagens de usar um cartão móvel embutido no smartphone: 1) não precisar carregar a carteira e 2) não precisar digitar a senha para pagamentos pequenos. Resta verificar na prática se o pagamento acontece tão rápido quanto com cartões de plástico e se a eventual falta de rede móvel no estabelecimento representa um problema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!