Apple e Samsung concentram 90% do Ebtida do mercado global de handsets

A Apple é a empresa com maior share em receita no mercado global de handsets, seguida, com alguma distância, pela Samsung, segundo levantamento feito pelo banco UBS. Juntas, as duas gigantes da tecnologia concentram 50% das receitas do setor e quase 90% dos lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) do negócio.

Notícias relacionadas
Segundo o levantamento do banco suíço, ao fim de 2011, a Apple vendia apenas 9% dos handsets comercializados no mundo, mas isso era suficiente para lhe garantir 36% das receitas do setor e 74% do Ebitda. Isso se explica, segundo o UBS, pela estratégia da fabricante americana de focar seus negócios na venda de smartphones, que hoje representam 30% das vendas e 75% das receitas da industria de telefonia celular.

A Samsung, por sua vez, é responsável por cerca de 20% do faturamento do mercado de handsets, e 15% do Ebtida. Segundo o relatório, apenas a Huawei se aproxima das duas em termos de lucratividade no setor.

À ascensão de Samsung e Apple se contrapõe a queda da Nokia, que em 2007 abocanhava dois terços dos lucros do referido mercado, mas que hoje tem uma fatia de menos de 15% das receitas e 5% do Ebitda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!