RIM lançará API de mobile advertising este semestre

A Research in Motion (RIM), fabricante dos smartphones BlackBerry, promete lançar no fim deste semestre uma API (application programming interface) de mobile advertising. A ideia é facilitar a inclusão de espaço para propaganda em aplicativos desenvolvidos para seus aparelhos. "O que antes demandaria milhares de linhas de programação pode ser reduzido a poucas linhas", disse o vice-presidente de plataformas da RIM, Alan Panezic, em visita ao Rio de Janeiro esta semana para o Movilforum Latinoamérica.
Além de facilitar a programação dos aplicativos, a API criada pela RIM permitirá a integração automática a diversas ad networks, à escolha do desenvolvedor. A empresa fechou acordo com algumas das mais importantes ad networks do mundo móvel, como JumpTap, Lat49, dentre outras. Os detalhes do modelo de negócios ainda não foram divulgados, mas é provável que a RIM proponha uma divisão da receita publicitária com os desenvolvedores.
Outra novidade que está por vir este ano é um novo browser da Blackberry, a ser desenvolvido pela Torch Mobile, uma pequena empresa adquirida recentemente pela RIM. O novo navegador está previsto para ser lançado até o final do ano.
Plataforma aberta
Panezic fez questão de ressaltar os esforços da RIM para tornar a sua plataforma mais aberta. A versão 5.0, lançada em meados do ano passado, permite o desenvolvimento de widgets para BlackBerry. Tecnicamente, qualquer pessoa com conhecimento de HTML passa a poder desenvolver widgets para Blackberries, explica o executivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.