Liminar garante rescisão sem multa de contrato de banda larga

A Justiça Federal concedeu nesta terça-feira, 23, liminar em favor do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) que permite aos consumidores rescidirem os contratos de banda larga "em razão da lentidão do serviço contratado" sem o pagamento de multa mesmo quando há contrato de fidelidade. O não cumprimento da determinação acarreta em multa de R$ 5 mil por dia por usuário.
A Juíza substituta da 6° Vara Federal, Tânia Lika Takeushi, determinou também que as empresas rés – Telefônica, Net São Paulo, Brasil Telecom e Oi (Telemar Norte Leste) – indiquem em todas as ofertas publicitárias que "a velocidade anunciada de acesso e tráfego na internet é a máxima virtual, podendo sofrer variações decorrentes de fatores externos". As empresas têm prazo de 30 dias para a adequação da publicidade e, caso não façam, poderão ter determinada a suspensão da publicidade e da comercialização do serviço, além de pagar multa diária de R$ 5 mil.
A Justiça, contudo, não acolheu o pleito da entidade para que a Anatel fosse responsável pela fiscalização do cumprimento da liminar em relação à publicidade. No entender da juíza essa fiscalização cabe ao próprio Idec e ao Ministério Público Federal. A advogada do Idec, Maíra Feltrin Alves, deve recorrer à juíza para que ela determine o prazo de 48 horas para a adequação da mensagem publicitária veiculada no site das empresas. A liminar entra em vigor a partir da sua publicação no Diário Oficial.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!