FCC equipara regras para acesso fixo e wireless

A Federal Communications Commission (FCC, agência reguladora dos Estados Unidos) flexibilizou as regras sobre os serviços de internet wireless. A agência posicionou o serviço sob a mesma regulamentação de outros serviços de banda larga, como cable modem, xDSL e BPL (Broadband over Power Line). Isto assegura que os serviços de acesso à internet banda larga são similares, sem necessidade de outra regulamentação. Segundo a FCC, a competição garantirá aos consumidores norte-americanos qualidade melhor e preço menor.
O acesso à internet banda larga nos EUA hoje é definido na regulamentação como um serviço que usa espectro, rede wireless e tecnologia wireless para atender a assinantes com acesso de alta velocidade. Pode ser oferecido usando tecnologias móvel, portável (em dispositivos como PDAs) ou fixa.
Na prática, fica entendido que a transmissão via banda larga wireless é um serviço de informação. A agência também concluiu que esse serviço de acesso wireless usando tecnologias móveis não é um ?serviço móvel comercial?, como o termo é definido no Communications Act e incluído na regulamentação da FCC.

Notícias relacionadas
A decisão da agência deverá encorajar o investimento em banda larga pelas operadoras, nivelando a competição com provedores de alta velocidade, acreditam os membros da agência. A decisão foi aprovada por unanimidade por cinco conselheiros

Setor wireless aprova

O presidente e CEO da CTIA (Cellular Telecommunication Industry Association), Steve Largent, aprovou, num comunicado, a iniciativa da FCC. Para Largent, é fundamental que a FCC assegure que a regulamentação seja neutra tecnologicamente, e a decisão aponta para esta direção. ?Hoje, wireless é um competidor legítimo no mercado de banda larga, oferecendo capacidades e velocidades comparáveis às do cabo e DSL, e a decisão da FCC reconhece este fato importante?, afirmou Largent. Ele destacou que a banda larga wireless provê benefícios particularmente para as áreas rurais ou não atendidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!