Vivo vai aumentar preço da fibra e focar na retenção da base

Foto: Pexels

Além de manter o Capex, a Vivo espera que o fluxo de caixa consiga compensar Opex adicional consequência do modelo de rede neutra que terá na Fibrasil. Mas as margens deverão crescer também com a otimização das receitas, seja por meio de retenção de base como até mesmo elevação do ticket médio por meio de aumento de preços.

A atualização dos preços, diz o CEO da tele, Christian Gebara, deverá equacionar inflação, os investimentos e a oferta de maiores velocidades. A previsão é de um reajuste de cerca de 10% na fibra neste primeiro trimestre de 2022 "para a base elegível". O executivo diz que os preços no celular pós-pago também deverão ser elevados no período.

Outra vertente será no foco nos negócios core (fibra, serviços digitais e serviços móveis 4G/5G), já responsável por cerca de 90% do total da receita. De acordo com Gebara, a empresa está ganhando ritmo de crescimento na fibra até a residência (FTTH), e há sinergias com ofertas de combo com o móvel e especialmente com as parcerias em serviços digitais, como vídeos over-the-top, educação e market place. 

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No caso do FTTH, a estratégia da Vivo tem sido a de trabalhar ofertas com OTTs, mas também com maiores velocidades. A média da velocidade da base está em 188 Mbps, aumento de 77% no comparativo com 2021. Já nas adições brutas, a média já é de 252 Mbps, sendo que cerca da metade das novas adições são de ofertas acima de 300 Mbps. 

Isso tem impacto na estratégia de receita média por usuário (ARPU) e na redução da fuga de clientes (churn). Gebara explica que na expansão para novas cidades, o ARPU muda, uma vez que chegam com mais velocidades do que a concorrência. Mas a estratégia de serviços digitais, como casa conectada, também permite aumentar incrementar as receitas. Aliada ao combo com o celular, isso proporciona maior fidelização e, consequentemente, menor churn. "Os serviços digitais vão permitir compensar ou até ajudar o ARPU a crescer."

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