Vivo espera iniciar etapas do desligamento do 2G com a TIM em 2022

Foto: Bruno do Amaral

O compartilhamento de espectro (RAN Sharing) com a TIM está caminhando bem, segundo o CEO da Vivo, Christian Gebara. A empresa agora estuda de que formas pode expandir as ações no acordo, com novas cidades para o 4G, expansão do piloto de rede única no 2G e até desligamento dessa tecnologia do GSM

Neste último caso, a expectativa é que o programa seja iniciado neste ano, mas com um switch-off total ainda em médio prazo. O executivo afirmou nesta quarta-feira, 23, em conferência para analistas, que espera "muita eficiência de custo" e a liberação de mais espectro para outras tecnologias por meio do refarming, assim como as empresas já fazem com a faixa de 1.800 MHz.

"Esperamos fazer isso em 2022. Foi um pouco atrasado porque tivemos que desenvolver sistemas de TI em ambas companhias, mas o potencial é muito alto, podemos desligar a rede em alguns anos", declara. "Poderemos ter cobertura onde não temos ou combinar economias de Capex com Capex evitado."

Notícias relacionadas

O projeto de single-grid do 2G está mais avançado, com uma nova previsão de ser expandido para cerca de 400 cidades. TIM e Vivo fizeram um piloto para um total de 50 cidades (25 para cada), mas Gebara considera que se trata de um projeto complexo por conta da infraestrutura necessária. "O piloto foi bem, e agora estamos mapeando o próximo passo. O potencial é de 1,6 mil cidades, e talvez façamos 25% disso neste ano", reitera. Naturalmente, esse passo seria também uma preparação para um eventual futuro desligamento do GSM.

No 4G, o CEO da Vivo apenas atualizou que já contam com 360 novas cidades no acordo de RAN Sharing, com igual número para a TIM. Ou seja, 720 novas cidades, apenas quatro a mais do que no terceiro trimestre de 2021. Mas a expansão do acordo nessa tecnologia ainda não está tão bem definida. "Talvez possamos ver novas cidades no futuro", conclui.

6 COMENTÁRIOS

  1. O piloto foi bem? É, funcionar funcionou, meu pai tem um aparelho Vivo 2G e seguiu usando pela Tim até 23/12 quando a rede foi religada. Mas Gebara não deve saber que no segundo dia usando a rede da Tim veio SMS dizendo que o aparelho está irregular como se fosse pirata. 60 dias depois ele foi bloqueado. Sorte que o mesmo não ocorreu com o SIM 2.

  2. Se o fizerem será um tiro no pé … isso é projeto de alto escalão … só conhecem números, na prática e em campo não sabem nada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!