MCom, Telebras e Viasat apresentam solução de Wi-Fi móvel via satélite

O Ministério das Comunicações (MCom) e as operadoras Telebras e Viasat apresentaram nesta terça-feira, 23, uma nova solução de mobilidade terrestre a partir de Wi-Fi via satélite. O serviço vai utilizar capacidade do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) operado pelas duas empresas.

Testes com a tecnologia foram anunciados em solenidade realizada pelo MCom em Brasília. Podendo ser acoplada na parte superior de veículos, a solução de antena "híbrida" também terá suporte de tecnologia LTE (4G), além da capacidade satelital em banda Ka. A estrutura possui cerca de 40 kg, 1,30 metro de diâmetro e é ligada à bateria do carro ou da embarcação.

Nas últimas semanas, a Telebras apresentou o protótipo para 17 potenciais clientes da esfera pública, passando por estatais e demais instituições. Entre os players que já demonstraram interesse na solução estão os Correios.

Notícias relacionadas

A Telebras também vislumbra um potencial de uso em forças públicas de segurança, em atendimento de emergências de saúde ou no combate aos focos de incêndio no Pantanal ou Amazônia, segundo o presidente da estatal, Jarbas Valente.

Setor privado

A Viasat, por sua vez, destaca a chance de negociar a tecnologia com o setor privado. Segundo o diretor geral da empresa no Brasil, Leandro Gaunszer, as empresas de ônibus são um exemplo de segmento que deve ser buscado. A operadora e a Telebras exploram juntas o SGDC.

Hoje, o satélite já é responsável pelo atendimento de 13,3 mil pontos fixos de Wi-Fi em equipamentos públicos, conforme contrato com o governo federal. Segundo Valente, o SGDC também tem sido utilizado para atendimento de aeronaves da Azul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!