A Intel e o Google Cloud anunciaram parceria para desenvolver arquiteturas de referência e soluções integradas de comunicação em nuvem para acelerar implantação de 5G nativa em nuvem e com soluções de borda de rede (como edge computing), incluindo o Open RAN. Segundo as empresas nesta terça-feira, 3, a colaboração pretende ser referência para telecomunicações e soluções integradas para provedores, operadoras e empresas globais de telecomunicações.
A parceira foca em três áreas:
- Rede de acesso (RAN) virtualizada e soluções abertas do Open RAN;
- Novos laboratórios de validação de funções de rede para ajudar provedores de comunicação com soluções 5G nativas na nuvem;
- Entrega de aplicações de negócios na borda
Na virtualização da rede de acesso, a Intel colaborará com software de referência FlexRAN; modelo de implantação nativo em nuvem para serviço de borda da rede aberta (Open Network Edge Service Software – OpenNESS); e kit de desenvolvimento e hardware baseado nos processadores Xeon. Já o Google utilizará a plataforma de aplicações Athos para acelerar a tecnologia.
Além disso, o Google Cloud vai lançar com a Intel um laboratório de validação de funções de rede para apoiar fornecedores com testes, otimização e validação das funções de core de rede rodando na plataforma Athos para telecom. A ideia é ajudar a elaborar estratégias de aplicação em edge.
Também está prevista a colaboração entre as duas companhias para desenvolver soluções de edge computing utilizando tecnologia otimizada da Intel. Há a intenção também de criar esquemas e soluções para acelerar a transformação de setores como indústria e varejo.