Abert defende regulação ampla de plataformas de Internet

Para radiodifusores reunidos na Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), uma regulação ampla sobre a atuação das plataformas de Internet deve ser realizada no Brasil, revendo aspectos do Marco Civil da Internet e criando um modelo de remuneração para empresas jornalísticas.

O assunto foi abordado nesta terça-feira, 23, durante o último dia do Seminário Políticas de (Tele)Comunicações, realizado nesta segunda e organizado em conjunto pela TELETIME e pelo Centro de Políticas, Direito, Economia e Tecnologias de Comunicações da UnB (CCOM/UnB).

Na ocasião, o diretor geral da Abert, Cristiano Flores, defendeu uma solução que passe pelo Congresso ou mediação estatal. Entre os pontos vistos como fundamentais pelo dirigente está uma "responsabilização propriamente dita" sobre o conteúdo postado nas plataformas. Para tal, a entidade defende uma "visão crítica" do que entende como limitações do Marco Civil da Internet.

Notícias relacionadas

Outros pontos sustentados pela Abert são uma maior transparência nos processos das gigantes de Internet e a criação de um modelo de remuneração de conteúdo das empresas jornalísticas. Esta última proposta é similar à discussão em curso na Austrália, onde o tema tem dividido o ecossistema digital (o Facebook chegou a bloquear perfis jornalísticos por alguns dias em protesto).

Vale notar que além das plataformas digitais, o próprio setor de radiodifusão pode ter que lidar com mudanças na regulação. A recomendação de uma agência única que reúna a área e o setor de telecom faz parte de revisão sobre o País realizada pela OCDE, ainda que o plano possa enfrentar resistências políticas.

Cautela

Sócio do escritório Mundie e representante da Câmara-e.net (que reúne grandes empresas do setor de tecnologia), Tomás Paiva rechaçou que as plataformas vivam em um ambiente à margem da lei, questionando assim a necessidade de novas regulações.

O especialista lembrou que o Marco Civil é fruto de uma longa discussão setorial e defendeu que um eventual tratamento de empresas de Internet como meios de comunicação social não faria sentido, uma vez que a prestação dos serviços não depende de recursos escassos.

Presente no debate, o superintendente de competição da Anatel, Abraão Balbino, alertou que, como o debate sobre a regulamentação de plataformas é novo, mesmo definições tomadas na Europa e outros países que saíram na frente ainda serão colocadas à prova. A avaliação do profissional, contudo, é que uma regulação ex ante com uma agência "xerife" das plataformas não seria a saída ideal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!