SES anuncia novo satélite para 2017, com banda Ka cobrindo as Américas

A operadora de satélite SES anunciou nesta segunda-feira, 23, a compra de um novo satélite para atender o mercado de dados empresariais, vídeo e telefonia móvel, o SES-14. O novo aparelho será construído pela Airbus Space and Defence e vai operar na posição orbital 47,5°/48°W, substituindo o atual NSS-806, e contará com feixes em bandas C e Ku para América do Sul e para o Atlântico Norte, além de bandas Ku e Ka (do tipo High Throughput Satellite) para cobertura nas Américas e Atlântico Norte, visando atender demanda de backhaul para rede móvel, serviços marítimos e aeronáuticos.

Notícias relacionadas
De acordo com a companhia, o SES-14 terá exclusivamente propulsão elétrica, com um sistema elétrico de plasma para levá-lo à órbita geoestacionária e para manobras de posição orbital. A ideia é diminuir sensivelmente o peso do satélite, permitindo levar maiores cargas úteis. O artefato ainda terá um processador transparente digital, que a SES diz que aumenta a flexibilidade para fornecer soluções e capacidade de acordo com a demanda dos clientes.

O satélite é considerado o primeiro de alta potência na faixa de quatro toneladas e deverá complementar a capacidade de HTS da O3b em órbita média. O SES-14 deverá ser lançado em 2017, quando a empresa também lançará o SES-15 (satélite de bandas Ku e Ka) e SES-16/GovSat (multimissão com feixes de alta potência direcionáveis para missões governamentais e que será propriedade da LuxGovSat, joint-venture entre SES e governo de Luxemburgo), que serão fabricados pela Boeingg e Orbital AKT, respectivamente. No total, a operadora contará com sete satélites, sendo que seis possuem capacidade incremental. 

O satélite que o SES-14 substituirá, o NSS-806, foi lançado em fevereiro de 1998, com vida útil prevista de 12 anos, para operar nas bandas C e Ku para broadcast de vídeo, redes de comunicação corporativa e aplicações de banda larga.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!