A Telefónica Móviles registrou um crescimento líquido de 6 milhões de usuários à sua rede no ano passado, já contabilizada a incorporação das operações BellSouth na América Latina. Com isto, chegou a um total de 74,4 milhões de clientes ao final do ano, em todos os mercados em que opera, (acrécimo de 43,6% em relação a 2003). Dessa base, 74% dos assinantes correspondem às operadoras latino-americanas. No início deste ano, com a finalização da aquisição das operadoras BellSouth no Chile e na Argentina, os clientes superaram os 78,2 milhões (56,5 milhões na AL). Segundo o balanço da Telefónica Móviles, divulgado nesta quarta-feira, 23, atualmente a operadora supera os 80 milhões de assinantes.
A Telefónica Móviles mantém operações na Espanha, Brasil (Vivo), Marrocos, México, Argentina, Peru, Chile, Guatemala, El Salvador, Venezuela, Colômbia, Equador, Panamá, Nicarágua e Uruguai.
Portabilidade numérica
Segundo o balanço, o mercado espanhol se caracterizou no ano passado por uma forte pressão comercial por parte dos competidores, concentrada principalmente na portabilidade numérica no segmento residencial e pela forte agressividade dos preços no mercado corporativo. Na Espanha, a Telefónica Móviles encerrou o ano passado próxima dos 19 milhões de assinantes, com um acréscimo anual de 1,3 milhão de usuários.
Sobre a migração de usuários por meio da portabilidade numérica, a operadora afirma, em seu balanço, que manteve uma posição estável no ano passado, com um saldo líquido de 8 mil clientes conquistados de outras operadoras no acumulado do ano.
Quanto ao tráfego de dados, cerca de 3,8 milhões de usuários adotaram serviços baseados em GPRS (dos quais 700 mil usaram o i-mode). Os serviços MMS (mensagens multimídia) foram utilizados por 1,5 milhão de clientes. Com isso, as receitas de dados chegaram a US$ 1,324 milhão (aumento de 16,1% em relação a 2003). A receita média por assinante (Arpu) de dados chegou a US$ 5,70, enquanto que a Arpu acumulada foi de US$ 43,19.
Receitas
As receitas operacionais da Telefónica Móviles no ano passado foram de US$ 15,6 bilhões, acréscimo de 17,5% sobre 2003. O Ebitda cresceu 5,3% sobre 2003 e chegou a US$ 6,2 bilhões, com margem de 39,7%. O lucro líquido do ano passado foi de US$ 2,1 bilhões, aumento de 7,1% em relação a 2003.
No Brasil, foram investidos US$ 368 milhões, principalmente para atender o crescimento da base de usuários e para expandir a rede 1xRTT. No final do ano passado, a rede 1xRTT da Vivo tinha 3,7 mil estações radiobase e estava presente em 800 municípios em todo o País.
O investimento total de 2004 foi de US$ 2,1 bilhões, crescimento de 33% em relação a 2003, e se concentrou nas redes UMTS da Telefónica Móviles España, nas redes GSM na Argentina e México e aumento de capacidade das redes da Vivo, no Brasil. Ainda, a operadora espanhola investiu recursos na incorporação da Telefónica Móvil Chile e nas operadoras da BellSouth América Latina.