A Telemar usará equipamentos de voz sobre IP da Siemens para expandir sua rede nos 16 estados onde atua e atender algumas das metas de universalização previstas para este ano. O valor do contrato entre as duas empresas não foi revelado. Entre os equipamentos que serão fornecidos estão centrais de comutação VoIP, gateways de acesso VoIP e centrais de controle VoIP para integrar as redes IP e TDM.
Cerca de 400 funcionários trabalharão no projeto. A entrega da nova rede começará ainda neste trimestre, em regime turnkey. O controle dos novos equipamentos será feito pela plataforma IP Surpass da Siemens.
Entre as metas de universalização que a Telemar precisa cumprir até o fim do ano estão a instalação de telefones públicos em localidades com mais de cem habitantes e a oferta de linhas individuais em localidades com mais de 300 habitantes.
PGMU 2005