Tradicional fabricante de equipamentos para TV via satélite, a Vivensis está lançando uma nova unidade de negócios focada em redes de telecom, de olho no mercado de provedores de banda larga (ISPs). Batizada de Vivensis Network, a vertical sai do papel a partir de uma parceria estratégica firmada com a Nokia.
Pelo acordo, a nova marca vai realizar a distribuição de equipamentos de banda larga, IP e DWDM da gigante finlandesa no Brasil, incluindo soluções de acesso e roteadores avançados. A unidade de redes foi apresentada nesta quinta-feira, 23, durante evento realizado na sede da Nokia em São Paulo.
Segundo o CEO da Vivensis, Yvan Cabral, a aposta em redes era algo que fazia parte do planejamento estratégico da empresa há algum tempo. A perspectiva é que a vertical se torne agora o grande foco da fornecedora brasileira, com potencial de se transformar em uma das principais linhas de faturamento do grupo.
"Queremos oferecer uma solução robusta para um mercado em rápida evolução", sinalizou Cabral, lembrando que os provedores regionais já são responsáveis por mais de 50% dos acessos de banda larga no Brasil. O evento de lançamento da Vivensis Network teve inclusive presença de dirigentes de algumas das principais entidades de ISPs.
Ao lado da Nokia, a empresa também tem avaliado mecanismos para incentivar a modernização de rede entre provedores, revelou Cabral ao TELETIME. A abordagem seria importante em momento onde o segmento é pressionado por intensa competição, guerra de preços e pé no freio dos investimentos por parte de diversos ISPs.
Em paralelo, a ampliação do portfólio de produtos da nova unidade e a inclusão de alternativas de financiamento ao lado de bancos de fomento são outros pontos no roteiro da Vivensis Network, indicou Cabral.
Nokia diversifica
Country manager da Nokia no Brasil, Rafael Mezzasalma destacou que a parceria com a Vivensis permitirá a expansão do ecossistema de parceiros da fornecedora e uma diversificação da carteira de clientes, com maior aposta no segmento de provedores.
"Essa é parte essencial de nosso plano estratégico no País e peça-chave para que nossas soluções alcancem clientes antes inacessíveis", afirmou o executivo. Segundo Mezzasalma, o mercado de ISPs tem se mostrado cada vez mais dinâmico e competitivo, inclusive por influência das empresas que buscam se fortalecer mirando a consolidação de mercado.
No acordo com a Vivensis Network, a Nokia também fornecerá suporte técnico, treinamento e orientação para a equipe comercial especializada montada pela parceira.