Anatel quer selo e ranking ESG para setor de telecom em 2025

ESG
Foto: Divulgação

A agenda ESG tem ganhado espaço no setor de telecomunicações, com um aumento considerável nas discussões nos últimos anos. Pensando nisso, a Anatel está formulando um selo para estabelecer um ranqueamento das empresas do setor seguindo os critérios ambientais, sociais e de governança.

De acordo com a assessora da superintendência-executiva da Anatel, Ana Beatriz de Souza, o projeto deve ser entregue ainda no início este ano. Durante a reunião do Conselho Consultivo da agência nesta quinta-feira, 23, ela apresentou iniciativas da Anatel para incorporar a agenda ESG em suas operações e regulamentações.

O selo é um dos projetos da agência e está sendo elaborado em colaboração com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ele decorre de uma determinação do Conselho Diretor e a participação das empresas no projeto será voluntária com uma perspectiva de indução, mas sem cobrança obrigatória.

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"Acreditamos que haverá um interesse das empresas em se mostrarem adeptas e adequadas. Tratamos o selo da perspectiva de estímulo, de orientar o mercado para perseguir aquele objetivo", defendeu a superintendente.

A ideia é estimular as empresas do setor a adotarem as práticas de ESG, reconhecendo empresas que adotem práticas adequadas em relação aos critérios ambientais e auxiliando os pequenos e médios prestadores a ajustar suas práticas, alinhando-as com a agenda.

A Anatel reconhece que há diferenças significativas entre as empresas, com operadoras maiores já tendo práticas de sustentabilidade mais estruturadas. Mas, a expectativa é de que o selo também auxilie o processo de aculturamento em relação às temáticas de ESG. 

Outros projetos em andamento

Outras atividades relacionadas à adoção de práticas ESG pelo mercado regulado citadas foram:

  • a busca pela compatibilidade entre os 20 órgãos e entidades mais bem avaliados em iESGo na Administração Pública Federal até 2027;
  • a classificação dos processos no SEI segundo metas da Agenda 2030 da ONU, utilizando inteligência artificial, e a disponibilização da ferramenta para servidores, prestadoras de serviços e cidadãos, visando alinhar as ações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e conscientizar sobre o tema;
  • o programa de capacitação dos servidores da agência em temas de sustentabilidade ambiental, liderado pelo Ceadi, é realizado com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina e busca aprimorar a atuação regulatória da agência com foco em questões ambientais e socioambientais.
  • a incorporação da temática da sustentabilidade e os ODS no registro anual de gestão da Anatel, para aprimorar a avaliação e divulgação de resultados.

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