Ancine aprova Plano de Gestão Anual, que apresenta Agenda Regulatória para 2020

Foto: Pixabay

Com a retomada das deliberações da diretoria da Ancine na quarta, 22, importantes temas entraram em pauta, com destaque para o Plano de Gestão Anual da agência para 2020. Estiveram ainda na pauta a Análise de Impacto Regulatório sobre o segmento de salas de exibição e a Instrução Normativa de Cota de Tela. As deliberações, vale ressaltar, são ad referendum, dependendo, portanto, da nova chancela por parte da diretoria quando a mesma tiver pelo menos três membros. Por enquanto, participam das reuniões de diretoria o diretor-presidente interino, Alex Braga, e a diretora substituta Luana Rufino.

O Plano de Gestão com vigência para ano de 2020 apresenta a Agenda Regulatória e estabelece metas operacionais associadas a cada um dos macroprocessos finalísticos da agência, bem como metas administrativas e de fiscalização.

A Agenda Regulatória de 2020 prevê a criação e a revisão de normas que tratam de temas sensíveis à indústria audiovisual, muitos deles urgentes. Está na agenda a regulamentação do vídeo sob demanda, por exemplo.

Notícias relacionadas

TV por assinatura

Mais especificamente para o setor de TV paga, deve ser criada este ano uma norma para regulamentar os canais de distribuição obrigatória na TV por assinatura. Está prevista ainda a revisão da regulamentação da atividade de TV paga, mais especificamente, as Instruções Normativas (INs) 100 e 109 – que tratam da programação e empacotamento na TV paga e da aplicação de penalidades por infrações cometidas, respectivamente.

Outra norma que tratará da TV paga diretamente é a que regulamenta a inclusão de tecnologias de acessibilidade visual e auditiva no serviço.

Fomento e financiamento público

A Agenda Regulatória prevê a revisão dos regulamentos de aprovação e acompanhamento de projetos de fomento. Uma demanda dos órgãos de fiscalização do governo, como o Tribunal de Contas da União.

O Fundo Setorial do Audiovisual também entra na pauta este ano, com a revisão do regulamento de aprovação e acompanhamento de projetos de fomento. Além das INs 124 e 125, deve ser revisto o Regulamento Geral do Prodav. As INs tratam dos procedimentos para a apresentação e análise das prestações de contas de recursos públicos aplicados em projetos e da elaboração, apresentação, análise, aprovação e acompanhamento da execução de projetos realizados por meio de ações de fomento indireto e de fomento direto.

A regulamentação dos procedimentos relativos a criação e operação de Funcines também deve ser revista.

Mercado

Estão ainda na Agenda Regulatória as regulamentações:
* da atuação da Ancine no campo da defesa da concorrência e da ordem econômica;
* da distribuição de filmes ao segmento de salas de exibição diretamente do exterior para o país via satélite;
* da gestão de direitos de exploração econômica de projetos audiovisuais fomentados com recursos públicos federais;
* do segmento de Jogos Eletrônicos.

Também serão revistas:
* a regulamentação sobre Registro de Obra Audiovisual Não Publicitária Brasileira (Instrução Normativa nº 104);
* a regulamentação sobre Registro de Agente Econômico (Instrução Normativa nº 91);
* a norma sobre classificação de nível dos agentes econômicos (Instrução Normativa nº 119).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!