A operadora de cabos submarinos Seaborn escolheu a Xtera como fornecedora para o sistema que ligará a Argentina ao Brasil, o cabo ARBR. De acordo com a empresa nesta terça-feira, 23, a construção da infraestrutura começará ainda em 2018, com a previsão de conclusão no primeiro semestre de 2019. O cabo se conectará ao sistema Seabras-1 (também da Seaborn), oferecendo à Argentina uma rota "mais rápida e mais direta" a Nova York.
O sistema ARBR terá 2.700 km, quatro pares de fibra e capacidade de 48 Tbps. A operadora afirma que o cabo está "completamente financiado" e em "cronograma de implantação acelerado"
Em comunicado, a Seaborn afirma que a Xtera foi escolhida por conta da abordagem flexível junto às estruturas de parceiros e contratos, com possibilidade de oferecer tecnologias submarinas para atualizações "seca e molhada", licenciamento de IP e especialistas OEM em mercados selecionados. A fornecedora implantará gerenciamento do fornecimento de energia, sistemas de gerenciamento de rede e repetidores com design híbrido para otimização do sistema de transmissão, que será interligado ao Open Systems Gateway da empresa.