Operadoras evangélicas vão se multiplicar no Brasil em 2017

O público evangélico é fiel não apenas à sua religião mas aos produtos criados por seus pares e que tenham temática gospel. Trata-se de um nicho promissor para operadoras móveis virtuais (MVNOs, na sigla em inglês). Em 2015, surgiu a primeira delas: a Mais AD, dedicada especialmente aos fiéis do Ministério do Belém, a maior convenção da Assembleia de Deus, com 8 milhões de membros no Brasil inteiro e 2,4 mil igrejas somente no estado de São Paulo. Atualmente, a Mais AD tem operação restrita à capital paulista, onde conta com 12 mil assinantes, mas planeja a expansão para outros estados do País este ano, começando pelo Nordeste. Para isso, a empresa já conta com mais de 100 mil chips emitidos.

A Mais AD foi a primeira mas não será a única. Em setembro surgiu a Mais ADSA, focada no Ministério Santo Amaro, outra convenção da Assembleia de Deus que conta com 80 mil seguidores e está concentrada no estado de São Paulo. A Mais ADSA foi lançada em setembro do ano passado e já emitiu 6 mil chips. Em comum entre as duas há a Movttel, uma MVNE que tem contrato com a Vivo, da qual utiliza tanto a rede quanto todo o sistema de billing e de atendimento ao cliente, por meio de uma licença de operadora virtual credenciada. A Movttel já tem contrato com outras duas igrejas de grande porte, revela a sua CEO, Aline Storchi, em entrevista a Mobile Time. Uma delas será lançada no Carnaval e a outra, em algum momento deste ano.

Os planos oferecidos são pré-pagos e os preços praticados pelas operadoras virtuais da Movttel são exatamente os mesmos para qualquer cliente pré-pago da Vivo. A empresa e as igrejas ficam com uma parte da receita pelo uso dos minutos e pelas recargas, além da margem com a venda dos chips. Tanto as recargas quanto os chips são vendidos nas igrejas, mas os assinantes podem comprar créditos em qualquer ponto de recarga da Vivo, se preferirem.

Notícias relacionadas

Conteúdo e fidelidade

A grande vantagem desse nicho de mercado é a sua fidelidade, explica a executiva. "A nossa base de clientes tem um ARPU maior e um churn menor que a média do mercado, em função do comprometimento do nicho", afirma. Para conquistar os assinantes, a Movttel desenvolve apps e serviços de valor adicionado (SVAs) com conteúdo sob medida para cada igreja. Através de focus groups, a empresa identifica que tipo de conteúdo cada operadora terá. "Estamos inventando um produto que todo mundo já tem: a linha celular. Como convencer alguém a migrar? Tem que ser competitivo, com afinidade com o nicho e apps exclusivos", resume Storchi. A Movttel conta com um laboratório próprio para a produção de conteúdo exclusivo para as suas MVNOs. Entre os apps criados até agora há o Círculo de Oração, uma rede social para os fiéis, parecida com o Facebook, em que que se pode publicar testemunhos por voz, texto ou vídeo, e estes podem ser curtidos pelos outros usuários. Outro app é o Mais Conhecimento, um game com perguntas e respostas bíblicas em que se pode desafiar os amigos e acumular pontos – este foi desenvolvido em parceria com a Qranio. A maioria dos conteúdos são gratuitos: a sua produção faz parte do custo de lançamento de cada MVNO.

Outros nichos

A Movttel, contudo, não pretende restringir a sua atuação ao mercado gospel. A empresa está negociando o lançamento de MVNOs de clubes de futebol, instituições financeiras e até de grandes corporações que desejam controlar melhor seus gastos em telefonia móvel.

"Devemos fechar o ano com algo entre 250 e 300 mil assinantes. A Mais AD serviu de laboratório local para o nosso negócio", explica a executiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!