Comissão Europeia multa Telefónica e PT em 79 milhões de euros por práticas anticompetitivas

A Comissão Europeia impôs multa de 66,894 milhões de euros (equivalentes a R$ 181,6 milhões) à Telefónica e de 12,290 milhões de euros (R$ 33,4 milhões) à Portugal Telecom (PT) por práticas anticompetitivas. Segundo comunicado da entidade nesta quarta-feira, 23, após a aquisição da participação da PT na brasileira Vivo pela tele espanhola em julho de 2010, as companhias estabeleceram acordo para inibir a competição entre si no mercado ibérico, ferindo o Artigo 101 do tratado de comércio da União Europeia (UE).

Notícias relacionadas
De acordo com a Comissão Europeia, a aquisição da Vivo tinha em contrato a indicação de que as empresas não iriam competir entre si na Espanha e em Portugal a partir de setembro de 2010. O acordo perdurou até fevereiro de 2011, justamente quando a Comissão abriu as investigações antitruste. Em comunicado, o vice-presidente responsável pelas políticas de competição da entidade, Joaquin Almunia, disse que a Comissão está "comprometida em assegurar a criação de um mercado genuinamente único no setor de telecom" e que não vai "tolerar práticas anticompetitivas por incumbentes para proteger seus mercados domésticos, prejudicando consumidores e atrasando a integração de mercado".

A entidade, que defende interesses da União Europeia, afirma ainda que acordos de não-competição são "uma das violações mais sérias das regras de competição da UE, já que potencialmente resultam em preços maiores e menos escolhas para os consumidores". As multas foram impostas de acordo com o período da infração (quatro meses) e a gravidade, incluindo o fato de que o acordo não foi mantido em segredo pelas partes. De acordo com a Comissão, o término abrupto do contrato foi considerado "circunstância de mitigação".

Defesa

A Telefónica emitiu um comunicado nesta quarta-feira dizendo que "discorda completamente" da sentença anunciada, afirmando que "acredita que não tenha, em momento algum, desrespeitado a lei". O grupo espanhol diz que vai apelar na Corte de Justiça Europeia imediatamente. A companhia alega que o termo de acordo com a Portugal Telecom ficou sujeita à aprovação da regulamentação. "Uma vez que as partes conduziram avaliação da legalidade da cláusula, elas concluíram que a restrição prevista nela não poderia ser aplicada e, portanto, decidiram por eliminá-la".

Embora a própria Comissão Europeia já tenha declarado estar ciente, a Telefónica reitera que os acordos foram públicos e notificados às autoridades na época, não havendo segredos ou pactos. O grupo ainda diz que "estes acordos não tiveram efeito nos consumidores em qualquer momento e não alteraram de forma alguma o desenvolvimento do mercado".

Prejuízo pode aumentar

Mesmo com as multas já estabelecidas, a Comissão Europeia diz que, alheio a isso, qualquer pessoa ou empresa pode procurar seus direitos na Justiça dos Estados-membros da UE contra as duas teles e pedir compensação, pois a decisão da Comissão tem valor de prova de que um comportamento foi ilegal. A instituição diz que os processos precisam focar em compensar, "de maneira justa", as vítimas do caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!