Eunício Oliveira é nomeado ministro das Comunicações

Eunício Oliveira foi designado no final da tarde desta sexta, 23, o novo ministro das Comunicações. O anúncio feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio em conjunto com os demais nomes da reforma ministerial. Miro Teixeira assume, por indicação do presidente, a liderança do governo na Câmara dos Deputados. O presidente assinou a MP promovendo as alterações na estrutura do governo e criando os ministérios decorrentes da proposta. Assinou também as nomeações e os atos de posse, que acontecerão na próxima semana.
Eunício Oliveira, em sua primeira entrevista como ministro das Comunicações, disse que só falará sobre as propostas depois da transmissão de cargos, e que na segunda, 26, terá reunião com Miro Teixeira para conhecer formalmente os pontos da agenda de 2004 do Minicom, apresentada na reunião ministerial na semana passada. Com base nesses pontos, declarou, vai traçar o programa. Oliveira ressaltou, contudo, que a política do ministério será determinada pelo presidente Lula, mesmo sendo ele um integrante do PMDB.
Miro Teixeira deve transmitir o cargo a Eunício Oliveira na próxima terça, às 16 horas, em Brasília.

Notícias relacionadas
Sobre os cargos de secretariado do Minicom, Oliveira disse que o PMDB vai assumir o comando dos ministérios que foram designados, mas os detalhes de secretaria ainda não estão definidos.

Pauta

Em relação aos temas da pauta do ministério que está assumindo, Eunício Oliveira não entrou em detalhes e, ao contrário de Miro Teixeira em sua posse, foi bem mais cauteloso. Sobre as tarifas, por exemplo, apenas repetiu o compromisso de respeito aos contratos.
O novo ministro discorreu um pouco mais sobre a questão da TV digital. Disse que é possível sim tocar as pesquisas no Brasil por um padrão nacional e que continuará incentivando os trabalhos nesse sentido. Disse que será importante fazer a integração entre Índia, China e países da América do Sul, que somados têm uma população de 2 bilhões de pessoas. Para ele, a TV digital não está consolidada em nenhum país do mundo e, portanto, os 2 bilhões de habitantes dos países citados têm todo o direito de fazer pesquisas para eventualmente chegarem a um padrão próprio.
Sobre o fato de ser radiodifusor, Eunício Oliveira não vê impedimentos ou conflitos com a pasta que assume. Ele ressaltou que tem três rádios, no interior de Goiás e do Ceará, e que essas emissoras não estão participando de processos de licitação por novas outorgas.

Miro no PT

O presidente Lula, na solenidade de anúncio dos novos ministros, destacou a dificuldade do momento, em que deixa de contar com alguns companheiros. Disse ainda que não necessariamente quem entra é melhor do que quem sai, mas que as mudanças políticas se impõem nesse momento. Ressaltou ainda que as políticas dos ministérios serão integradas.
Ao anunciar a nova função de Miro Teixeira, Lula equivocou-se anunciando-o como novo líder do PT na Câmara. Perguntado se teria sido um ato falho do presidente, Miro respondeu que "presidentes não cometem ato falho. Não o presidente que nós apoiamos", indicando qual deve ser o seu futuro partidário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!