Anatel encontra malware em TV boxes não homologados

Após a conclusão de estudos de engenharia reversa em TV boxes não homologados, a Anatel constatou a presença de malware nos equipamentos que permite que criminosos assumam o controle da caixa para a captura de dados e informações dos usuários, como registros financeiros ou arquivos e fotos que estejam armazenados em dispositivos que compartilhem a mesma rede. Os estudos contaram com a colaboração de técnicos da Ancine e da ABTA. Veja aqui o Relatório Técnico dos Estudos de engenharia reversa em TV boxes.

Os técnicos da Anatel também verificaram nos testes que, durante a operação normal do TV box, era realizada a atualização do malware via botnet e que um servidor de comando poderia operar remotamente os aplicativos instalados e realizar ataques de negação de serviço – DoS (Denial of Service) contra outro sistema em rede. Havendo infraestrutura que permitisse o controle simultâneo de várias TV boxes, seria possível viabilizar ataques de negação de serviço distribuído (DDoS – Distributed Denial of Service), com potencial para causar prejuízos a instituições públicas e privadas que utilizam redes de telecomunicações.

Nos testes realizados, a Anatel utilizou equipamentos de TV box disponíveis em centros de comércio popular e em marketplaces, de modo a garantir que os dispositivos analisados estivessem nas mesmas condições experimentadas pelo usuário quando adquire um equipamento desse tipo. Os testes tiveram suporte de peritos forenses e foram realizados por técnicos da agência utilizando infraestrutura residencial nas mesmas condições que o consumidor final. Esses testes ainda continuarão a ser realizados, abrangendo outros modelos de TV box.

Notícias relacionadas

Homologação

Equipamentos de telecomunicações, vale lembrar, precisam de homologação da Anatel para serem comercializados e utilizados no Brasil. O processo de avaliação da conformidade e homologação busca garantir padrões mínimos de qualidade e segurança. Aparelhos não homologados destinados à recepção de sinais de TV a cabo ou de vídeo sob demanda podem acessar conteúdos protegidos por direitos autorais, o que é crime. Tanto a comercialização quanto a utilização de produtos para telecomunicações irregulares são passíveis de sanções administrativas que podem ir de advertência a multa.

Combate à pirataria

No âmbito do Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP) – criado em 2018 com o objetivo de fortalecer a fiscalização da Agência no combate à comercialização e à utilização de equipamentos para telecomunicações sem homologação – têm sido desenvolvidas ações com outros órgãos da Administração Pública, como os ministérios da Justiça e da Economia, a Receita Federal e as polícias Federal e Rodoviária Federal. Nos últimos dois anos, foram retirados do mercado mais de 3,8 milhões de produtos não homologados, com valor estimado de R$ 468,6 milhões; desse total de aparelhos, 1,1 milhão eram TV boxes.

 

2 COMENTÁRIOS

  1. A ANATEL é tão competente em achar problemas nas TV boxes dos outros né ?

    Seria bom se fossem competentes também pra fiscalizar os péssimos serviços das operadoras.

    Fica a dica pra ANATEL.

    Enquanto isso, HTV Box funcionando muito bem, obrigado !

  2. A proposta de votação do presidente da Anatel leonado deve ser revisitada e seu esquema de excesso deve ser valorizado. Esquemas excessivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!