Jessica Rosenworcel deixa FCC dos Estados Unidos em janeiro de 2025

Chairwoman da FCC, a conselheira Jessica Rosenworcel

A presidente da Federal Communications Commission (FCC) dos Estados Unidos, Jessica Rosenworcel, deixará a agência que supervisiona o mercado de telecomunicações do país no próximo mês de janeiro.

A saída da dirigente ocorrerá no mesmo dia da posse de Donald Trump como presidente do Estados Unidos, marcada para 20 de janeiro de 2025. O chefe eleito do executivo norte-americano já escolheu o comissário da FCC, Brendan Carr, como próximo presidente da comissão.

Rosenworcel estava na FCC desde 2012. Em 2017 e 2021, teve mandatos renovados pelo Senado dos Estados Unidos. Também em 2021 passou a ocupar a presidência da comissão, sendo a primeira mulher a exercer a função.

Notícias relacionadas

A saída da profissional já era esperada, como forma de abrir caminho para uma maioria republicana na FCC. Nos Estados Unidos, o partido do presidente ocupa a presidência e duas das cinco cadeiras de comissários no órgão, ao passo que outras duas cadeiras são reservadas à oposição (agora, democrata).

"Servir na FCC foi uma honra, especialmente no mandato de presidente e como a primeira mulher confirmada para liderar a agência. Quero agradecer ao presidente [dos Estados Unidos, Joe] Biden por confiar a mim a responsabilidade de guiar a FCC durante um período em que a tecnologia de comunicações é parte de quase todos os aspectos da vida civil e comercial", afirmou Rosenworcel, em comunicado.

Ela destacou a complexidade da função durante o auge da pandemia de covid-19 e também exaltou o programa de acessibilidade à banda larga promovido nos Estados Unidos durante a gestão Biden. Segundo a dirigente, mais de 23 milhões de famílias e de 17 milhões de estudantes foram beneficiados pela política.

Outra legado apontado por Rosenworcel foi o lançamento do primeiro Escritório de Espaço da FCC, para apoiar a regulação dos Estados Unidos na nova era espacial. Em paralelo, a comissão também restabeleceu a neutralidade de rede no país durante o mandato da presidente, algo que pode ser revisto na gestão de Brendan Carr.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!