Acontece no próximo dia 29, o Seminário Telecom ESG, organizado pela TELETIME em São Paulo, e que discute a agenda ESG dentro do setor de telecomunicações, como o tema está virando oportunidade de negócio para as empresas e como as relações dentro do mercado estão sendo influenciadas pelas decisões empresariais focadas no tema da sustentabilidade, inclusão e governança.
Um dos destaques do evento é a presença do BNDES, que falará sobre as perspectivas de investimentos em infraestrutura e como a agenda ESG se insere dentro das preocupações, critérios e objetivos do banco. A agenda de investimentos e os impactos da agenda ESG no mercado de capitais é tema de um dos debates, com presença das principais operadoras de telecom.
O conselheiro da Anatel Alexandre Freire também participa. Ele falará sobre os esforços da agência de incluir, nos diferentes itens da agenda regultória, princípios de sustentabilidade, governança e inclusão. Freire ficou encarregado, entre o corpo de conselheiros da Anatel, por conduzir os temas da agenda ESG dentro das atividades da agência, e nesse sentido já anunciou que pretende colocar o tema na pauta do Comitê de Infraestrutura, que ele coordenará, e foi dele a sugestão aprovada pelo colegiado da agência de incluir o tema ESG no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC), de modo que seja criado um grupo para analisar o tema e propor a criação de um indicador de acompanhamento.
Estas são as primeiras ações efetivas da Anatel sobre o tema, que também promove anualmente o prêmio de acessibilidade, mas a expectativa de longo prazo é que a agenda ESG passe a constar, por exemplo, de contrapartidas em editais ou obrigações de fazer, e que seja fomentada a partir de indicadores comparativos.
O evento Telecom ESG discutirá diferentes tópicos da agenda: a questão da sustentabilidade energética e ambiental; o papel da agenda ESG para as marcas e a importância da definição de propósitos dentro do contexto das empresas de telecomunicações; o peso das boas práticas de governança e da atenção aos temas de sustentabilidade e inclusão para a atração de investimentos; e o impacto da agenda ESG na definição de produtos B2B e B2C das operadoras, entre outros. Mais informações sobre a programação e sobre inscrições estão disponíveis no site evento.
Confira a lista de participantes confirmados:
- Alexandre Freire, conselheiro da Anatel
- Alexandre Gomes, Diretor de Marketing da Embratel
- André Gomes, analista da Cullen
- Caio Silveira Guimarães, diretor de patrimônio, compras e logística da Vivo
- Carlos Azen, gerente de financiamento do BNDES
- Duílio Novaes, Chief ESG Officer da Oi
- Flávio Rossini, diretor de assuntos corporativos da Vero
- Hamilton Silva, diretor de Infraestrutura da Claro
- Joanes Ribas, diretora de Sustentabilidade da Vivo
- Leovaldo Martins, diretor da InfraCo da Algar Telecom -Confirmado
- Luiza Aguiar, analista de ESG, XP Investimentos
- Márcio Lino, sócio diretor da Colin Consultoria
- Maria Cláudia da Cunha, Vice-Presidente de Governança, Risco e Compliance da V.tal
- Mario Girasole, VP de relações institucionais e regulatórias da TIM
- Marise de Luca, consultora de TIC e conselheira de organizações de missão social
- Renato Gasparetto, VP de relações institucionais, responsabilidade social e sustentabilidade da Vivo
- Roberto Guenzburger, Sócio & CCO na Solar Américas Capital