Brisanet traça estratégia para 5G ao lado da fibra

CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira

Desde que iniciou as primeiras conversas com a Anatel sobre o 5G, a Brisanet já planeja a expansão da infraestrutura pensando na nova geração de redes móveis. Contudo, essa estratégia caminha lado a lado com o carro chefe da provedora regional: a fibra e o avanço acelerado na cobertura da banda larga fixa.

CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira comentou durante primeiro painel do Teletime TEC nesta segunda-feira, 22, que espera o 5G funcionando como tecnologia complementar à banda larga fixa, mas não necessariamente com o acesso fixo-móvel (FWA) como principal foco. Para ele, nas classes C, D e E, a tecnologia de quinta geração poderá ter essa função de ser a principal conexão na residência, mas ele entende que a fibra continuará tendo um papel muito forte, especialmente nas classes A, B e C+, considerando inclusive a convivência com 5G.

Enquanto isso, a companhia desenha sua estratégia para a operação móvel. A Brisanet adquiriu no leilão do 5G as faixas de 3,5 GHz e 2,3 GHz (em lotes do Nordeste e Centro-Oeste). Conforme explica o executivo, isso ajudará a ampliar a cobertura. "A gente achava difícil [ganhar a concorrência do] 2,3 GHz, mas sempre desejamos frequência mais baixa para ajudar o 3,5 GHz. Na borda da abrangência, vai ajudar. Há a possibilidade de usar o 700 MHz no futuro, mas o 2,3 GHz já resolve", declarou.

Notícias relacionadas

A empresa vai endereçar as cidades maiores com a marca própria, enquanto nas menores espera contar com parcerias, oferecendo o modelo de MVNO. Além disso, espera que as regras do roaming permitam o avanço para outras localidades. 

"Como somos entrantes, vamos construir primeiro o site, e precisamos que clientes possam fazer uso das redes existentes na cidade vizinha. É um processo no qual precisamos reunir os esforços do mercado", declara. Enquanto essa questão não é resolvida, a Brisanet segue com o plano de investimento mais acelerado principalmente nos "aglomerados de cidades" no Nordeste. 

Fibra

Por isso, a provedora regional vê oportunidades ainda consideráveis no acesso de FTTH. Nogueira estima que, considerando a base atual de 40 milhões de acessos, há espaço para a migração de metade desses contratos para a fibra. E, depois desse período, pelo menos mais 20 milhões, totalizando 60 milhões de conexões com a tecnologia. "A fibra está atrelada à situação econômica do País; se até 2024 houver melhora, 80% das casas vão precisar das duas tecnologias, 5G e fibra."

Inclusive com preparação para o futuro: segundo o executivo, basta trocar um cartão para atualizar a rede atual para o padrão XGS-PON. "Inclusive não é nem Opex: o cartão Gbit que substituir vai para uma cidade pequena", destaca.

Para a expansão, Nogueira mostra maior interesse nas parcerias do que na segregação da própria infraestrutura para o atacado. "A Brisanet é uma empresa flexível, acompanhamos tendências e não estamos descartando a possibilidade de usar rede neutra, a V.tal tem a possibilidade de ser nossa fornecedora. Mas a Brisanet, neste momento, não está disponibilizando o modelo de abertura de rede para outras empresas."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!