Algar Telecom avalia criar unidade interna para consolidação de PPPs

De olho nas tendências de consolidação do mercado de provedores de pequeno porte (PPPs), a Algar Telecom assume um posicionamento não só de operadora, mas também de investidora. A companhia de Uberlândia (MG) está criando uma área interna apenas para lidar com a incorporação de players menores, funcionando como uma espécie de "aclimatização" para o modus operandis da tele. 

"Efetivamente, estamos olhando a questão da qualidade da rede. A ideia é comprar uma rede estruturada, com qualidade, regularizada ou no mínimo com toda a infraestrutura pronta para regularizar. A Algar está trabalhando nisso criando uma business unit para ser condutor do processo de processo após a aquisição para ver como a empresa se acomoda depois", declarou o VP de tecnologia da operadora, Luís Andrade Lima, durante o Teletime TEC nesta segunda-feira, 22. 

O entendimento da Algar, segundo Lima, é que a empresa "precisará passar por um momento de consolidação". Por isso, já desenvolve a estratégia de crescimento por meio de M&A, mas sem deixar de lado a expansão orgânica. 

Notícias relacionadas

A utilização de redes neutras dependerá do desempenho e qualidade. "Se eu não for tão competitivo com a rede neutra, não faz sentido comprar de InfraCo própria ou de terceiro." Também há a questão de compartilhamento de infraestrutura, com a perspectiva de racionalidade para melhor retorno sobre investimento (ROI). "A Algar também trabalha no conceito de infraestrutura as a service e InfraCo, mas é uma distribuição interna na estrutura justamente para poder aprender a trabalhar nesse conceito, para a gente ter mais foco no desenvolvimento."

O time-to-market é importante, inclusive considerando a velocidade do processo de consolidação e de sobreposição das redes metálicas. A companhia ainda coloca que está se preparando para futuras tecnologias da fibra, como o XGS-PON. "Mas sempre de forma racional."

Estratégia 5G

O planejamento para a faixa de 26 GHz obtida no leilão do 5G ainda está em estágios iniciais, afirma Lima, mas com o foco de ser complementar à rede de 3,5 GHz. "Em um primeiro olhar, vai ser efetivamente para a cobertura com hotspots, offload, possivelmente FWA, indústria 4.0, saúde, manufatura, controle de processos etc." 

Até mesmo a falta de ecossistema conta como um fator no momento, uma vez que não há smartphones compatíveis com a frequência no mercado brasileiro. O executivo lembra que a Verizon está adotando a estratégia com ondas milimétricas também em complementaridade à faixa de 3,5 GHz. "A aplicabilidade é bastante direcionada, com foco específico para a cobertura em áreas de altíssimo tráfego. Com a indústria, pode-se chegar com 26 GHz com uma cobertura indoor."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!