EUA devem subsidiar 'remoção' de Huawei e ZTE de redes de telecom

Nesta sexta-feira, 22, a Federal Communications Commission (FCC) aprovou resolução para barrar operadoras beneficiárias de recursos do Universal Service Fund (USF) de adquirirem novos equipamentos e serviços das fornecedoras chinesas Huawei e ZTE, sob alegação de riscos à segurança cibernética do país. A reguladora norte-americana também solicitou contribuições sobre o formato e o financiamento de um plano para remoção e substituição de produtos das duas empresas em redes de operadoras que tenham utilizado o subsídio.

O USF disponibiliza cerca de US$ 8,5 bilhões ao ano para diferentes fundos de implantação ou manutenção de infraestrutura de telecomunicações em áreas rurais, de baixa renda, de difícil atendimento ou em escolas e bibliotecas.

"A FCC propõe que operadoras recebendo recursos dos fundos do USF removam e substituam equipamentos das companhias cobertas [pela decisão desta sexta-feira]. Também buscamos comentários sobre como pagar por essa remoção e substituição. Para colaborar no desenho desse programa, a FCC conduzirá uma coleta de informações para determinar quais operadoras elegíveis têm equipamentos da Huawei e ZTE e em qual extensão".

Notícias relacionadas

Comissário da FCC, Geoffrey Starks estimou que o custo da retirada nas áreas rurais poderia chegar a aproximadamente US$ 2 bilhões, de acordo com a Reuters. Ainda segundo a agenda de notícias, ao menos uma dúzia de empresas precisaria atravessar o processo.

Acompanhando o crescimento da tensão comercial entre EUA e China, a ofensiva norte-americana contra as fornecedoras asiáticas inclui uma declaração de emergência nacional para barrar companhias ligadas a "adversários estrangeiros" e a inclusão da Huawei e afiliadas em uma lista de entidades cujas transações com empresas dos EUA são tuteladas no país. A alegações de espionagem sustentadas pela gestão de Donald Trump ainda não foram comprovadas.

No início desta semana, contudo, uma licença temporária que permite negócios da Huawei com operadoras norte-americanas em situações específicas foi renovada por mais 90 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!