Publicidade
Início Newsletter Em Minas Gerais, projeto para manter ICMS em 27% até 2025 preocupa...

Em Minas Gerais, projeto para manter ICMS em 27% até 2025 preocupa ISPs

Fotógrafo: Willian Dias

Um projeto de lei (1.014/19) proposto pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, tem causado apreensão entre os provedores regionais do estado ao estabelecer a prorrogação, até 2025, da alíquota de 27% no ICMS cobrado sobre setores como o de telecomunicações. Segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), a aprovação da medida deve afetar investimentos dos ISPs na região.

Em 2020, a alíquota no estado deveria retornar para 25% após o fim da vigência de lei que aumentava o imposto para 27% entre 2016 e 2019. A proposta de prorrogação da alta de dois pontos percentuais, contudo, está tramitando na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), já contando com aprovação em primeiro turno. Agora o texto será submetido a segundo turno nas comissões, onde pode receber emendas, antes de ser avaliado novamente pelo plenário.

“A alíquota de 25% já é extremamente alta, mas os 2% fariam diferença”, afirmou a este noticiário o diretor da Abrint, Breno Vale. Segundo ele, os provedores mineiros contavam com a “folga no imposto” para realizar investimentos adicionais na cobertura de novas cidades do estado, que é o segundo do País em número de ISPs. Com a manutenção da alíquota em 27%, a expansão da fibra ótica por parte de alguns players seria reduzida ou até mesmo cancelada.

Notícias relacionadas

Segundo a Abrint, o segmento tem buscado uma solução para o problema junto a parlamentares. Além da possibilidade do texto não ser aprovado, a exclusão do setor seria uma alternativa. “O projeto aborda produtos supérfluos como armas e cigarros, então questionamos o serviço de comunicação, que é algo essencial. Se excluírem seria ótimo, até porque não é uma prorrogação por um período pequeno”, afirma Vale. “O governador [Zema] sempre defendeu que não aumentaria imposto algum”, também lembrou o dirigente. Atualmente, Minas Gerais se encontra em situação de crise fiscal.

Outra possibilidade seria deixar apenas os pequenos provedores regionais imunes à alta. Uma forma de seguir tal caminho poderia ser a adesão de Minas Gerais a um convênio (Convênio ICMS 19/18) do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que dá desconto de até 75% no ICMS para provedores de pequeno porte, a depender da faixa de faturamento.

“É um convênio que nasceu no Ceará e tem adesão de oito estados, sendo importante principalmente para quem está se desenquadrando do Simples Nacional”, observa o diretor da Abrint. “Estamos pleiteando a adesão de Minas Gerais e também de outros estados, mas aqui não temos nenhuma sinalização”. Segundo Vale, a opção seria vantajosa também para os cofres mineiros, uma vez que “na medida que há facilidade de sair do Simples para o regime de lucro real, há também aumento na base de arrecadação”.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile