A editora Abril lança nesta quinta-feira, 23, a revista semanal ?Sou + Eu?, que traz um conceito inédito no mercado editorial brasileiro: todas as matérias serão escritas pelos próprios leitores. Direcionada ao público feminino, a revista terá tiragem inicial de 850 mil exemplares e contará com uma forte campanha de marketing para sua divulgação. Como a colaboração dos leitores é o eixo principal da revista, a editora Abril contratou a Future Mobile para viabilizar a comunicação do público através de telefones celulares. A ?Sou + Eu? oferecerá diversas possibilidades de interação via mensagens de texto (SMS), como votações e canais para envio de sugestões. Haverá também um sorteio semanal de cinco prêmios no valor de R$ 1 mil cada com os leitores que responderem corretamente, via SMS, a um desafio de palavras cruzadas impresso na revista.
A integração com as operadoras celulares será feita pela Okto. Foi contratado um número único nacional de SMS para a revista: 49213. Cada mensagem de texto enviada para a ?Sou + Eu? custará R$ 0,31 mais impostos. O modelo de negócios será o tradicional compartilhamento de receita entre as partes. Além do SMS, haverá outros canais para interação do público, como a Web e um portal de voz. ?Conservadoramente esperamos que 1/3 das leitoras participem através de alguma forma de interatividade com a publicação?, informa Vilmo Medeiros, diretor da Future Mobile. A expectativa de volume de tráfego de mensagens não foi divulgado.
O desconhecimento do SMS não é visto mais como uma barreira para esse tipo de projeto, garante o executivo. Segundo pesquisas feitas durante a elaboração do projeto, a maior parte do público alvo da publicação sabe enviar mensagens de texto e tem inclusive noção de que R$ 0,31 é o preço básico desse serviço. De qualquer forma, a revista ensinará aos leitores passo a passo como participar.
Future Mobile
A Future Mobile é uma divisão do Future Group dedicada a projetos de mobile marketing. Ela foi responsável por algumas importantes campanhas desse segmento no País, como a ?Se liga no celular?, da Pepsi e da Elma Chips em 2005 e, mais recentemente, a promoção ?Dá dá dá?, feita para Pepsi, Ruffles e Guaraná Antarctica. De acordo com Medeiros, a receita da Future Mobile este ano será entre 35% e 40% maior do que a registrada em 2005. O executivo, contudo, não revela números absolutos.