Lançamento do SES-17 na Guiana Francesa é adiado

Foguete Ariane 5 em Kourou, Guiana Francesa. Foto: Divulgação/Arianespace

Originalmente previsto para esta sexta-feira, 22, o lançamento do foguete Ariane 5 foi adiado. O veículo partiria do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, e levaria o satélite SES-17 e Syracuse 4A, do governo francês.

Segundo a Arianespace, companhia responsável pelo foguete, o motivo do cancelamento foi a necessidade de "checagens adicionais no equipamento de suporte em terra". A empresa está promovendo investigações para identificar uma nova data de lançamento para o voo VA255. Adiamentos desse tipo são comuns em lançamentos de satélite, pois os protocolos de segurança exigem verificações adicionais sempre que são identificados dados fora dos parâmetros esperados de telemetria. Questões meteorológicas também podem adiar lançamentos.

O lançamento era muito aguardado pela operadora SES, uma vez que o satélite SES-17 deverá trazer grande capacidade adicional de banda Ka para a empresa. O foco inicial é na conexão embarcada em aviões (IFC), com a Thales Aviation como cliente âncora, mas há intenção de fornecer conectividade também para outras verticais como o governo no Brasil, uma vez que o artefato terá 100% de cobertura nacional. 

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!