Regulamentação de femtocells será votada esta semana e incluirá outras modalidades

Enquanto esperam definição no governo em relação à regulamentação e à política de desoneração, as operadoras continuam a desenvolver os testes com femto, micro e picocells. Pelo menos a espera pelas regras que nortearão o uso desses equipamentos está perto de terminar. De acordo com o presidente da Anatel, João Rezende, a proposta de regulação para as small cells deverá ser votada  "nos próximos dias, até o dia 31 de outubro". De acordo com o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, José Alexandre Novaes Bicalho, a proposta técnica já foi finalizada e encontra-se no Conselho Diretor para aprovação. O novo regulamento de femtocells foi colocado pelo conselheiro Rodrigo Zerbone na pauta da reunião da próxima quinta, 24.

Notícias relacionadas
A proposta não trata apenas a desoneração das femtocells (com a exclusão das taxas do Fistel), como foi inicialmente cogitado, mas poderá incluir as demais small cells, como micro e picocélulas. "Não estamos regulando femto ou uma small cell específica, estamos estabelecendo parâmetros para a dispensa de licenciamento e no fim das contas o que vai limitar a desoneração do equipamento é a potência, que será de no máximo 1 W, que é a mesma usada por roteadores Wi-Fi", explicou Bicalho a este noticiário.

De acordo com Rezende, o projeto prevê ainda que as operadoras sejam responsáveis pela venda e instalação dos equipamentos nos clientes finais.

Compasso de espera

De acordo com o diretor de inovação tecnológica da TIM, Janilson Bezerra, a operadora já concluiu todos os testes técnicos com equipamentos e softwares de gerenciamento e aguarda apenas a definição da Anatel para dar inicio aos processos de RFP (request for proposal) e implantação de seu projeto de redes heterogêneas. A Claro encontra-se na mesma situação. De acordo com o presidente da operadora, Carlos Zenteno, os testes também já foram concluídos e a tele aguarda a definição da Anatel para dar andamento no projeto. "Tenho inclusive uma femto instalada em teste na minha casa e funciona perfeitamente", disse.

Na Telefônica/Vivo, o piloto de testes com as small cells com a fornecedora Alcatel-Lucent (ALU) estão indo "satisfatoriamente bem," também apenas esperando a regulação. "Estamos bastante ansiosos. Uma das questões que estamos esperando é para (endereçar) o pagamento da TFI; a Anatel sinaliza que não terá imposto para cada uma das células", afirmou o diretor de planejamento e tecnologia de redes da operadora, Leonardo Capdeville.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!